O G1 resume as principais propostas dos candidatos à prefeitura de Cuiabá para o setor do transporte nas eleições de 2020. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética)*:
Abílio Júnior (Podemos)
- Bilhete Único
- Pagar mensal ou semanal, e usar à vontade durante o período pago
- Faixas exclusivas
- Conectividade
- Mais veículos durante à noite
- Lotação
- Abrir concorrência para transportes alternativos
- Reavaliar a licitação , atualmente de 30 anos
- Compartilhar com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) o videomonitoramento
- Ciclovias e plano cicloviário
- Contratar equipe de engenheiros de tráfego para buscar soluções de trânsito
- Reinventar a Junta Administrativa de Recurso de Infrações (JARI)
- Criar um sistema por app para recorrer das multas
- Criar rotatividade dos analistas
Abílio Júnior, do Podemos — Foto: Divulgação
Aécio Rodrigues, do PSL — Foto: Divulgação
Aécio Rodrigues (PSL)
- Acessibilidade
- Criar ciclovias
- Fim do cadastramento para motoristas de aplicativo
- Equipar todos os ônibus com ar-condicionado
- Impor limite de pessoas em pé nos ônibus
Emanuel Pinheiro, do MDB — Foto: Divulgação
Emanuel Pinheiro (MDB)
- Recuperar a malha viária e a pavimentação asfáltica urbana, além da necessidade de melhorar o acesso à Zona Rural com a revitalização dos acessos àquelas comunidades, são projetos que estão sendo implantados gradativamente.
- A ampliação das faixas exclusivas para ônibus, novas linhas e maior frequência de ônibus está fazendo com que os usuários sejam melhor atendidos e seja reduzido tanto o tempo de espera quanto de deslocamento no trajeto.
- Implantar a acessibilidade nos prédios públicos e praças, construir abrigos de ônibus adequados para oferecer maior conforto aos usuários do sistema de transporte público e adaptados aos portadores de necessidades especiais
Gilberto Lopes, do PSOL — Foto: Divulgação
Gilberto Lopes Filho (PSOL)
- Verificamos que a mercantilização do transporte público com altos preços e baixa qualidade somente tem permitido a privatização completa do espaço urbano. Este modelo de transporte é poluente, antidemocrático e impede sistematicamente o acesso de todas as pessoas à cidade. Todos os direitos sociais, como saúde, lazer, educação, esporte passam pelo direito essencial de ir e vir.
- O aumento crescente da tarifa do transporte coletivo, a falta de qualidade no transporte público, ruas esburacadas e sem asfalto têm impedido que a população tenha garantido seu direito de ir e vir e de acesso à cidade.
Gisela Simona, do PROS — Foto: Divulgação
Gisela Simona (PROS)]
- Elaborar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana em articulação e revisão do Plano Diretor e Lei do Uso e Ocupação do Solo, para fomentar a ocupação dos vazios urbanos e otimizar a infraestrutura urbana existente.
- Implementar a gestão e o controle do sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo dentro da ARSEC e SEMOB, colocando o poder público como regulador de fato do sistema de transporte coletivo em Cuiabá.
- Implementar, por meio do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, infraestrutura voltada à mobilidade ativa, valorizando os deslocamentos a pé e com o uso da bicicleta. Implantar uma malha cicloviária, permitindo o uso mais frequente de bicicletas e patinetes e incentivar a formação de parcerias com a iniciativa privada na consolidação do sistema de bicicletas e patinetes compartilhados.
- Construir, com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e a Associação Comercial de Cuiabá, um plano de revitalização do comércio no centro da cidade, por meio de políticas de mobilidade urbana que valorizem a circulação de pedestres, ciclistas e clientes do sistema de transporte coletivo, estes os reais consumidores, em detrimento dos automóveis estacionados que ocupam espaços públicos, sem gerar consumo.
Julier Sebastião, do PT — Foto: Divulgação
Julier (PT)
- Fortalecer a estrutura institucional da Secretaria de Mobilidade, responsável pela Política de Mobilidade e por conduzir a elaboração e implementação do Plano de Mobilidade de Cuiabá.
- Investimentos otimizados em projetos e obras
O candidato não anexou o plano de governo no TSE.
Paulo Henrique Grando, do Novo — Foto: Divulgação
Paulo Henrique Grando (Novo)
- Liberar as opções de transporte coletivo alternativo
- Desregular serviços de táxi e app
- Reforçar a segurança em estações de ônibus e pontos de vulnerabilidade
Roberto França, do Patriotas — Foto: Divulgação
Roberto França (Patriota)
- Elaborar e implantar um plano de desenvolvimento urbano
- Revitalizar pavimentação asfáltica das linhas de ônibus que ligam. o centro/bairros e as ruas e avenidas com maior circulação de veículos
Fonte: G1 MT