Elefanta trazida da Argentina morre em santuário de Chapada dos Guimarães

Fonte:

O Santuário dos Elefantes do Brasil, em Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá), comunicou a morte da elefanta Pocha de 55 anos durante a sexta-feira (7). Pocha estava recebendo algumas doses de multivitamínicos desde a chegada dela da Argentina no mês de maio deste ano após apresentar uma preocupação nos cuidadores com relação à saúde dela.

De acordo com o comunicado, desde a chegada de Pocha houve um episódio em que ela se cansou e estava um pouco mais lenta para comer, mas depois de uma injeção de multivitamínico, acabou melhorando.

Entretanto, há alguns dias, a elefanta começou a ficar exigente com seu feno, embora ainda estivesse pastando e desfrutando de todas as frutas e legumes que lhe foram dados.

Depois de uma dose de vitamina na noite anterior, Pocha teve uma leve melhora na saúde.

No entanto, quando os cuidadores retornaram para verificar a saúde da elefanta, ela já estava sem vida. Guillermina, que é filha de Pocha e estava dividindo os recintos perto do galpão, deu longos estrondos para chamar suas amigas – e era possível ouvi-las respondendo de volta para ela.

Com isso, os portões foram abertos para que as demais elefantas pudessem ficar perto de Pocha e Guilhermina. Segundo o Santuário, uma necropsia será feita em Pocha para determinar a causa da morte dela.

Pocha foi levada da Alemanha para a Argentina em 1968. Já Guilhermina nasceu no país vizinho.

Fonte: HNT