El Niño deve durar até abril e 2024 será ainda mais quente em MT

Fonte:

O fenômeno climático “El Niño”, que provoca o aquecimento da temperatura na superfície dos mares no oceano Pacífico e é o responsável pelo calor intenso que Mato Grosso, Brasil e vários outros países do mundo têm enfrentado, deve durar pelo menos até abril de 2024. A previsão é da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

A OMM, agência das Nações Unidas, prevê que situação climática para 2024 será ainda pior que a registrada este ano, em que temperaturas de recorde histórico foram registradas. Em Mato Grosso, o recorde até setembro foi de 44,6 graus, o maior desde 1911, quando as temperaturas começaram a ser registradas.

A previsão é de que eventos extremos e mais fortes, como as ondas de calor, secas, incêndios florestais, chuvas intensas e inundações, continuem ocorrendo até a abril do próximo ano ou enquanto o El Niño permanecer.

Mesmo com o inverno no Hemisfério Norte, as chances de permanência o El Niño são de 90%, de acordo com a agência das Nações Unidas.

Até agora, a temperatura máxima registrada em Cuiabá foi 44,6 graus, no dia 19 outubro. No entanto, a marca deve ser superada na próxima semana, quando os termômetros podem chegar a 47 graus.

No entanto, os recordes podem continuar se superando por meses, aponta o secretário-geral da OMM. “o evento El Niño ainda está se desenvolvendo e, portanto, podemos esperar que essas temperaturas recordes continuem por meses, com impactos em cascata em nosso meio ambiente e sociedades”, disse.

Fonte: Repórter MT