O secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Allan Porto, assegurou que, nos próximos dias, será publicado o edital do concurso da educação com 1.500 vagas destinadas a professores. No entanto, não haverá cargos para pedagogos.
“O edital do concurso está pronto. O governador já assinou a portaria autorizando. O edital está passando por ajustes de acordo com as solicitações da procuradoria, sendo feitas as últimas análises e modificações. A previsão é de publicação nos próximos dias, entre 15 e 20 dias, com 1.500 vagas para professores”, afirmou o secretário em entrevista, na última semana, ao programa Roda de Entrevista.
Segundo o secretário, não haverá vagas para pedagogos porque o Estado não é mais responsável pela educação do ensino fundamental 1, que abrange estudantes do primeiro ao quinto ano, ficando essa função a cargo da gestão dos municípios.
O último concurso público da Seduc foi realizado em 2017 e, na ocasião, o edital ofereceu mais de 5 mil vagas para contratação imediata e cadastro de reserva nos cargos de professor da educação básica, técnico administrativo educacional e apoio administrativo educacional.
Na época, professores de educação básica tinham salário inicial de R$ 3.640,34 e remuneração final de R$ 8.875,13, na categoria Classe E – Nível 12. (Fontes: Gazeta Digital/Folhamax)