Já com nove meses de atuação, o projeto Ecobus já atendeu mais de 100 grupos – entre instituições e comunidades -, proporcionando aos atendidos, por meio de palestras e passeios por pontos turísticos da Capital, a educação ambiental e cidadania. À frente do projeto, o diretor de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Anderson Matos, diz que o Ecobus traz uma conceito de transformação no processo de aprendizagem, possibilitando sair do tradicional método de ensino e entrar em um universo em que a população aprenda sobre o tema de forma prazerosa, despertando a consciência ambiental.
“Inserir essa metodologia na rotina escolar e das comunidades é ampliar os canais de estudo e o acesso à informação de maneira natural e criativa, com conteúdo dinâmico, que promova também a troca de experiências e desperte no ser humano a conscientização de que ele é parte do meio ambiente. E, entendendo que a educação em qualquer esfera é a base para uma transformação, a gestão atual vem fazendo esse trabalho com muito afinco, sempre buscando novas ferramentas para desenvolvermos os projetos com qualidade, despertando o interesse da população e capacitando-na para que eles se tornem agentes participativos e disseminadores de conhecimento”, enfatiza Anderson.
Com mais de 10 opções de rotas semanais, o projeto contempla as comunidades com visitas a espaços de lazer como os parques Mãe Bonifácio, Tia Nair, Parque das Águas, Orla do Porto, Mirante de Chapada dos Guimarães, entre outros. Durante os passeios, as monitoras ministram as mini palestras e debatem o tema com os participantes, enquanto apresentam o ecossistema e contam as histórias dos lugares.
“O objetivo é aproveitarmos nossas belezas naturais para desenvolvermos o trabalho e ensinarmos a população, principalmente as crianças, a valorizar a nossa terra e nossa cultura. É uma cooperativa em que vamos desmembrando o tema e alinhando-o à demais disciplinas. Isso segue a premissa maior de engajarmos todos em uma só causa: levar a dignidade a todos os cidadãos cuiabanos, promovendo a transformação da Cuiabá no marco de seus 300 anos, cumprindo a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro”, reitera o diretor.
As atividades do ônibus também estão inseridas no cronograma de atendimento do tradicional Mutirão da Limpeza da Prefeitura de Cuiabá, que todos os sábados contempla uma região da Capital, promovendo uma série de serviços. São esses: a poda de árvores, roçagem, troca de iluminação, eliminação de bolsões de lixos, pintura dos meios feios e a Operação Cata Treco. Além desta ação, o Ecobus firmou-se como braço de apoio em todas as atividades do município.
Para a coordenadora do projeto, Claudenice Maria da Silva, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade, as atividades também geram a inclusão social, em especial, das comunidades mais carentes. “Não temos dimensão de quantas pessoas nunca tiveram a oportunidade de conhecer os pontos turísticos da nossa cidade. Então, chegar com essa novidade nessas comunidades mais carentes, é muito gratificante. Contemplar a alegria das crianças, adolescentes e dos idosos quando chegamos nos lugares é saber que toda dedicação está valendo a pena. Hoje, após esse tempo de atuação, conseguimos dimensionar o projeto de maneira mais clara e entendermos que ele tornou-se uma grande ferramenta na proposta das ações integradas da gestão atual”, concluiu a coordenadora.
Agendamento das atividades – Os interessados em solicitar as atividades do Ecobus podem entrar em contato com a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos, pelo telefone 3645-5518, e fazer o agendamento.
Fonte: Da Redação