Um eclipse total da Lua poderá ser observado em Mato Grosso na noite deste domingo (15.05) e madrugada de segunda-feira (16.05), caso as condições climáticas permitam. Caso o céu esteja aberto e sem nuvens será possível observar o fenômeno a olho nu de qualquer lugar do Estado.
A doutora em Astronomia Telma Cenira Couto da Silva explica que um eclipse lunar total ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua ficam alinhados – ou quase alinhados – e a sombra que a Terra projeta no espaço encobre totalmente a Lua, na fase cheia.
“Esse fenômeno passa por cinco fases distintas: começa com um eclipse penumbral – que não é detectado pelo público em geral; em sequência, ocorre um eclipse parcial – quando a Lua parece estar “mordida”; depois, a totalidade, quando a Lua fica totalmente encoberta pela sombra da Terra e, muitas vezes – mas não sempre – adquire uma coloração avermelhada. Após a totalidade, acontece um novo eclipse parcial e, posteriormente, um novo eclipse penumbral”, explica a professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O eclipse total da Lua na noite deste domingo terá duração de 5 horas, 18 minutos e 44 segundos, incluindo todas as suas fases. A fase da totalidade, quando a Lua ficará completamente dentro da região mais escura da sombra que a Terra produz no espaço, a umbra, vai durar uma hora, 24 minutos e 52 segundos.
Em Mato Grosso, o primeiro eclipse penumbral começará, aproximadamente, às 21h32. Na região do Araguaia, que segue o horário de Brasília, o eclipse penumbral iniciará às 22h32. No entanto, na fase penumbral, o público não vai observar nenhuma mudança na Lua, já que ela apenas diminuirá o seu brilho.
Às 22h27, no horário de Mato Grosso, começa o primeiro eclipse lunar parcial, que poderá ser observado. Nessa fase, a Lua parecerá estar sem um pedaço. Já às 23h29 começará a totalidade, quando realmente acontecerá o eclipse total da Lua, que atingirá o seu máximo à 00h11 do dia 16 (também no horário de Mato Grosso). O eclipse lunar total terminará por volta de 00h53.
“Em seguida começará um novo eclipse lunar parcial que terá o seu término em torno de 1h55 (2h55 para o Araguaia). Nesse horário, terminará a fase visível do eclipse da Lua”, frisou a doutora Telma.
Fonte: PNB