Das 26 pessoas que morreram este ano em MT, por covid-19, pelo menos 20 não tinham se vacinado. As demais haviam tomado a vacina. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT).
Desde o fim de dezembro, Mato Grosso vive uma nova explosão de casos da doença, em razão das aglomerações nas festas de fim de ano, segundo a SES.
A expectativa é que o Carnaval resulte em uma nova explosão de casos.
“É um momento em que a população está mais aglomerada, mais concentrada e isso é o ambiente propício para que o vírus possa aumentar sua transmissão”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Alessandra Moraes, na semana passada.
Entre o dia 1º de janeiro de 2024 até este sábado (10), foram confirmados 11.360 casos de covid em todo o estado.
Além disso, 12 cidades estão com classificação de risco muito alto para contaminação. São elas: Porto dos Gaúchos, Alto Boa Vista, União do Sul, Serra Nova Dourada, Diamantino, Cocalinho, Novo Santo Antônio, Barra do Bugres, Tabaporã, Novo Horizonte do Norte, Feliz Natal e Cláudia.
Ao todo, de quinta-feira (08) até hoje, o número de mortos aumentou para 27. Outras 75 pessoas evoluíram para um estado grave da doença e estão internadas. (Repórter MT)