Dono da rede Tropical Pneus e 2 filhos são presos em operação

Fonte:

O empresário Sérgio Carlos Ferreira, dono da empresa Tropical Pneus, e seus dois filhos – Sérgio Carlos Ferreira Filho e Raphael Xavier Ferreira – estão entre os presos na Operação Fator R, desencadeada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público de Goiás.

A informação foi divulgada pelo site G1 do Estado vizinho. A operação investigou um suposto esquema de fraudes em licitações para compra de pneus por órgãos públicos e Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Bahia.

Conforme o MPE goiano, somente em Mato Grosso o grupo teria fraudado licitações em 49 cidades.

A Tropical Pneus é uma empresa goiana que existe desde 1981 e possui ao menos 50 lojas em Goiás e Mato Grosso. Somente na Grande Cuiabá são quatro unidades.

O MPE apurou que há indícios de que as atividades irregulares existam há cerca de 20 anos.

dinheiro

Parte do dinheiro apreendido pelos agentes do Gaeco de Goiás

Além de pai e filhos, a operação ainda prendeu uma advogada, um empresário, um contador e um representante comercial.

As investigações apontaram que o grupo teria criado várias empresas com características de pequenos negócios para pagar menos impostos e participar de licitações em pequenas cidades, mas que contavam com a estrutura de uma grande revendedora, o que lhes dava vantagem.

A Operação Fator R, que prendeu os sete investigados, também apreendeu, na casa de um deles, R$ 74 mil em dinheiro. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em vários endereços em Goiás e Mato Grosso.

Segundo as investigações, além dos 49 municípios de Mato Grosso, houve fraudes em contratos em 148 cidades goianas, uma no Tocantins e uma na Bahia.

“Hora como a grande empresa, hora competindo entre si, como uma simulação, hora só com a pequena empresa, que não é pequena. Quando essa empresa [que se passa por pequena, mas não é] ganha, essa licitação foi fraudada, afirmou o promotor Sandro Barros, explicando como o esquema era vantajoso para o grupo.

Veja a lista dos presos:

Sérgio Carlos Ferreira (dono da Torpical)
Sérgio Carlos Ferreira Filho (empresário filho de Sérgio Carlos)
Raphael Xavier Ferreira (empresário filho de Sério Carlos)
Clodoaldo José Barbosa (empresário)
Paulo Augusto Monteiro (contador)
Lisa Fabiana Barros Ferreira (advogada da empresa)
Wener Miranda da Silva (representante comercial autônomo)

Fonte: Midianews