Diretor da Locar não comparece na Câmara e pode ser conduzido coercivamente para explicar caos na coleta de lixo

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O diretor responsável pela empresa Locar Ambiental não compareceu na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (03) para responder questionamentos sobre a precariedade nos serviços da coleta de lixo e sobre novo contrato de R$ 85,7 milhões, qual a Locar se sagrou vencedora em pregão eletrônico promovido recentemente pela Prefeitura de Cuiabá.

“O representante de Locar desrespeitou a prerrogativa constitucional de convocação da Câmara. Ele apenas apresentou um ofício com meras explicações. Oras, ele sabe que o pedido de explicações expressas na convocação tem que ser feito em plenário e que ofício não supre a ausência dele. Portanto, posso dizer que ele é um fujão que desrespeitou o parlamento cuiabano, pois há dias ele sabia da hora e do local para participar da oitiva. Portanto, ele vai ter que comparecer na Câmara Municipal, nem que seja de forma coercitiva”, disse o vereador Dilemário, autor do requerimento de convocação.
“A convocação ocorreu porque estamos vivendo grande precariedade na coleta de lixo em nossa cidade. E o serviço da coleta é de caráter essencial. Portanto, o representante dessa empresa precisa explicar do porquê da deficiência, visto que não é tolerável, que mesmo pagando tributo, como o da taxa de lixo, o cidadão fique com lixo acumulado na porta da sua casa por dias”, explicou o vereador Dilemário.
Outro assunto que os vereadores querem questionar e quanto à realização de pregão eletrônico sem que fosse comunicado a imprensa e a Câmara Municipal, onde a empresa Locar foi a vencedora do certame. O ato foi publicado na Gazeta Municipal do dia 27 de novembro. A Locar receberá o valor de R$ R$ 85,7 milhões no exercício do ano de 2025, e o contrato poderá ser renovado em até 10 anos.
“Queremos questionar o fato da Locar ter participado de recente pregão eletrônico dos serviços da coleta de lixo, mesmo tendo uma grande dívida para receber da Limpurb. Isso tem que ser explicado, pois como que uma empresa vai continuar atendendo um cliente, se esse cliente é um mau pagador?”, indagou o vereador Dilemário Alencar.
“Segundo levantamento, a Limpurb deve mais de R$ 20 milhões para a empresa Locar. É muito estranho o que está acontecendo. A Locar presta péssimo serviço, a prefeitura deve a ela mais de R$ 20 milhões, e no apagar das luzes do mandato do atual prefeito, eis que a gestão de Emanuel Pinheiro promove um contrato milionário com a Locar. Não vamos abrir mão de questionar tudo isso que está acontecendo com os serviços de coleta de lixo em nossa cidade”, concluiu o vereador Dilemário Alencar.