Para tentar acelerar a vacinação contra a Covid-19 em Mato Grosso, o vereador Dilemário Alencar (Podemos) lançou nas redes sócias a campanha ‘Acelera! Vacina para todos já!’.
Ele pede para que o governo municipal e estadual se unam para cobrar do Governo Federal mais vacinas para a população mato-grossense.
O parlamentar aproveitou para usar a palavra na sessão de abertura da 20ª legislatura do parlamento municipal, na última terça-feira 02/02/2021.
“Estava vendo na televisão que no Brasil só foi vacinado 1% da população até agora. Nós temos mais de 205 milhões de habitantes. Cuiabá se quer chegou a 20 mil doses e, cabe a nós apenas cobrar da bancada federal para que se mexa”, disse o vereador.
Segundo ele, não enxerga outra saída para fazer a economia girar novamente, a não ser, a vacinação da população em massa.
“Como aumentou o desemprego em nossa cidade, como a miséria em nossa cidade tem aumentado. E claro, isso é reflexo dessa pandemia”, pontuou o vereador.
Durante a sessão, Dilemário disse ainda que irá requerer, na próxima sessão ordinária, uma audiência pública visando discutir e cobrar soluções para o problema crônico de alagamentos e enchentes que ocorrem na região central e nos bairros de Cuiabá.
“Os alagamentos e enchentes acontecem todo ano. Quero trazer esse debate para esse parlamento para que possamos chamar técnicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), além dos responsáveis da prefeitura para acharmos soluções”.
O parlamentar pontuou ainda que não dá mais para assistir cenas de tensão, medo e pânico, todas as vezes que chove com maior imensidade, lembrando que devido a não existência de uma eficiente limpeza e conservação das bocas de lobo, as águas invadem casas, estabelecimentos comerciais, e até mesmo unidades de saúde, como a sede do antigo Pronto-Socorro, onde está funcionando a Central de Atendimento da Covid-19.
“É só pingar em Cuiabá que alaga vários pontos estratégicos da nossa cidade, principalmente, na região central. A última chuva mais uma vez alagou a sede do antigo Pronto-Socorro, onde está funcionando a Central de Atendimento da Covid-19”, ressaltou o parlamentar.
Dilemário também reclamou da longa espera a que os pacientes são submetidos para realização exames, consultas e cirurgias no sistema de saúde de Cuiabá. Ele pede por maior atenção para com a população carente que está sofrendo na fila da saúde.
“Precisamos cobrar que a fila da Central de Regulação ande. Não é possível ficarmos olhando a situação sem se comover. Pessoas que estão há um, dois ou três anos esperando uma cirurgia. Muitas vezes quando liga na casa da pessoa, a família informa que a pessoa já faleceu. Temos que fazer a fila da central de regularização andar. Não é possível, a saúde tem R$ 1,4 bilhão e não podemos ver calados”, finalizou.
Veja o vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=9ByVAf-E1PM