Dilemário cobra de Pinheiro plano municipal contra Covid-19

Fonte:

O vereador do Podemos, Dilemário Alencar, protocolou na sede da Prefeitura de Cuiabá, nesta segunda-feira 04/01/2020, ofício cobrando do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), a apresentação de um Plano Municipal de Operacionalização para Vacinação contra a Convid-19.

Reeleito nestas últimas eleições municipais, realizadas em 15 de novembro de 2020, Dilemário já havia anunciado sua proposição na sessão de posse ocorrida no último dia 1º. Sob o argumento, que diante do plano nacional de vacinação, apresentado em na dezembro pelo governo federal, muitos municípios brasileiros já teriam tomado a iniciativa de apresentar planos municipais de operacionalização para a vacinação, diante do agravamento dos casos de infecção e mortes que vem ocorrendo pela Covid-19.

“O prefeito até agora não apresentou nada de concreto sobre como irá ocorrer a vacinação da Covid-19, em nossa cidade. A população precisa saber qual o calendário para o início da vacinação, como vai ser a aquisição de insumos, a contratação de profissionais da saúde, a estratégia de armazenamento e logística para a distribuição das doses nos pontos que ocorrerão a vacinação, e se a prefeitura vai comprar doses da vacina, ou se todas as doses serão doadas pelos governos federal e estadual”, disse o vereador Dilemário.

O parlamentar disse também que o prefeito Emanuel Pinheiro precisa dialogar com o presidente Jair Bolsonaro (sem Partido) e o governador Mauro Mendes (DEM) para que Cuiabá obtenha o mais urgente possível, doses da vacina no número suficiente para atender toda a população.

Também pontuando sobre a necessidade imediata que a prefeitura, até de forma preventiva, inicie já o processo para aquisição de materiais como seringas, agulhas, coletores perfurocortantes, medidas de contratação de profissionais necessários para a vacinação, escolha de local para funcionar uma central logística para o armazenamento e conservação das vacinas e o levantamento de toda estrutura necessária para o bom trabalho das equipes de saúde, responsáveis pela vacinação.

“Assim que a vacina chegar à Cuiabá, a prefeitura precisa estar preparada para cumprir com eficiência a campanha de vacinação. Para tanto, é preciso organização e boa aplicação dos recursos do combate à pandemia do coronavírus. Somente desta forma é que será garantido que toda a população possa ser contemplada, tanto na aplicação da primeira dose, como na segunda dose, visto que a vacinação ocorrerá em duas etapas”, pontuou o vereador Dilemáro.