Em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Cuiabá venceu o Santos por 3 a 0, na Arena Pantanal, na noite deste domingo (02). Os gols foram marcados por Deyverson, Denilson e Rikelme, todos na segunda etapa. Como os dois times brigam contra o rebaixamento, o confronto foi de “seis pontos”.
Com o triunfo, o Cuiabá passou o próprio Santos na tabela do Brasileirão e agora aparece em 13º, com 15 pontos. A equipe paulista, por sua vez, encontra-se em 14º, com 13. O primeiro da zona de rebaixamento é o Goiás, com 11. Bahia e Corinthians somam 12 e também estão nesta região da classificação.
Veja os melhores momentos
Dessa forma, Paulo Turra ainda busca sua primeira vitória no comando do Santos, afinal, ele estreou com empate em 0 a 0, na última quinta-feira (29), contra o Blooming (PER), pela Sul-Americana. Por outro lado, o 3 a 0 simbolizou a primeira vitória do Cuiabá como mandante na competição.
A partida começou carente de bons momentos técnicos e também de emoções, o que ajuda a explicar as posições dos dois times no Campeonato Brasileiro. Até aos 27 minutos, a melhor chegada do Santos foi em uma cabeçada de Joaquim, enquanto o Cuiabá levou perigo com Raniele.
No entanto, a reta final do primeiro tempo foi bem emocionante. Os donos da casa chegaram com Jonathan Cafu, Raniele e Ceppelini, enquanto o Santos respondeu três vezes com o atacante Marcos Leonardo. No entanto, apenas uma das finalizações valeu, afinal, em uma foi marcado impedimento e na outra falta do jovem de 20 anos.
Ao contrário da primeira etapa, o segundo tempo começou com boas conclusões. Antes dos cinco, Ceppelini e Jonathan Cafu chegaram com perigo para o Dourado. Aos sete, os donos da casa abriram o placar em cabeçada de Deyverson após cobrança de escanteio de Ceppelini.
Na reta final da partida, o Santos logo queimou todas as substituições, mas não conseguiu levar perigo para o Cuiabá. O time do Centro-Oeste, por sua vez, passou a administrar o resultado e até ampliou o resultado, em jogada ensaiada de cobrança de falta. Aos 29, Ceppelini rolou, e Denilson fez 2 a 0. Ainda houve tempo para o terceiro gol: Rikelme, em belo chute de fora da área, marcou o terceiro.
Próximos compromissos
O Santos entra em campo agora daqui a uma semana (09), quando recebe o Goiás, às 11h, em mais uma partida do Campeonato Brasileiro. Já o Cuiabá jogará novamente em casa, contra o Bahia, no sábado (08), às 16h.
CUIABÁ X SANTOS
13ª rodada do Brasileirão-2023
Data: 02/07/2023
Local: Arena Pantanal, Cuiabá (MT)
Público presente: 13.477
Renda:
CUIABÁ: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alysson e Rikelme; Raniele (Filipe Augusto, aos 38’/2ºT) , Denilson e Ceppelini (Ronald Lopes, aos 31’/2ºT); Jonathan Cafu (Emerson Ramon, aos 23’/2ºT), Deyverson (Isidro Pitta, aos 38’/2ºT) e Iury Castilho (Wellington Silva, aos 31’/2ºT) Técnico: Bruno Lazaroni
SANTOS: João Paulo; João Lucas (Cadu Silva, aos 29’/2ºT) , Joaquim, Messias e Gabriel Inocêncio (Kevyson -Intervalo); Rodrigo Fernández, Dodi (Sandry, aos 10’/2ºT) e Luan Dias (Bruno Mezenga, aos 10’/2ºT) e Lucas Lima (Lucas Braga, aos 18’/2ºT); Mendoza e Marcos Leonardo Técnico: Paulo Turra
Gols: Deyverson, aos 9’/2ºT (1-0); Denilson, aos 29’/2ºT (2-0) e Rikelmi, aos 40’/2ºT (3-0)
Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
Auxiliares: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Jorge Eduardo Bernardi (RS)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa-RJ)
Cartões amarelos: Messias e Gabriel Inocêncio (SAN)
Classificação do Brasileirão:
Cuiabá: 13º lugar, com 15 pontos
Santos: 14º lugar, com 13 pontos
Próximos jogos do Cuiabá
Bahia (C) – 08/07, 16h (de Brasília) – Brasileirão
Fortaleza (F) – 16/07, 16h (de Brasília) – Brasileirão
São Paulo (C) – 21/07, horário a definir – Brasileirão
Próximos jogos do Santos
Goiás (C): 09/07, 11h (de Brasília) – Brasileirão
São Paulo (F): 16/07, 16h (de Brasília) – Brasileirão
Botafogo (C): 21/07, horário a definir – Brasileirão (Jogada 10/ESPN/Baixada Cuiabana)
Confira a classificação atualizada após os jogos do fim de semana