Desaprovação a Lula supera 60% nos três maiores colégios eleitorais e dispara até em estados do Nordeste

Fonte:
Foto: Reprodução

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (26) aponta um aumento significativo na desaprovação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com mais de 60% de reprovação em estados chave como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Além disso, pela primeira vez, o índice de desaprovação superou a aprovação em estados nordestinos como Bahia e Pernambuco, onde o presidente havia vencido as eleições em 2022.

Entre os dias 19 e 23 de fevereiro, a pesquisa abrangeu oito estados que representam 62% do eleitorado brasileiro: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O levantamento revela que a desaprovação do governo atingiu 69% em São Paulo, um aumento de 14 pontos percentuais desde dezembro de 2024. Já no Rio de Janeiro, 64% dos eleitores desaprovam a gestão de Lula, enquanto 35% aprovam.

Em Minas Gerais, a desaprovação alcançou 63%, com uma queda de 17 pontos na aprovação do presidente. Nos estados do Sul e Centro-Oeste, a rejeição também cresceu: Paraná (68%), Rio Grande do Sul (66%) e Goiás (70%).

No Nordeste, a queda na aprovação foi notável, especialmente na Bahia e em Pernambuco, onde a desaprovação superou pela primeira vez a aprovação. Em Pernambuco, 50% desaprovam o governo, enquanto 49% aprovam.

A pesquisa revela que a percepção da população sobre a economia piorou, apesar do crescimento do PIB de 3,5% em 2024, especialmente devido ao aumento nos preços dos alimentos.

Além disso, a pesquisa também mostra a fragilidade do presidente para as eleições de 2026.

Em cenários de segundo turno, Lula perderia para Jair Bolsonaro (PL) em seis dos oito estados analisados, e Tarcísio de Freitas (Republicanos) venceria em cinco estados, destacando o desgaste da imagem do governo em várias regiões do país. Fonte: Folha do Estado