Desaparecido em Minas Gerais há 50 anos, homem é encontrado pela família em Cuiabá

Fonte:

Francisco Gonçalves dos Santos, 80 anos, ficou desaparecido da família por cerca de 50 anos. Entretanto, na terça-feira (24) ele foi localizado em Cuiabá pelo Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Agora, a família e o idoso planejam o tão esperado reencontro.

A neta de Francisco, Mariane Ribeiro Gonçalves, foi quem relatou a história do desaparecimento e a localização do avô ao HNT.

Segundo a neta, Francisco conheceu Maria Ana dos Reis, avó dela, em Estrela da Barra, um distrito que pertence a cidade de Carneirinho, em Minas Gerias. Os avós se casaram e viveram juntos por aproximadamente 2 anos, neste tempo nasceram os dois filhos do casal, o pai de Mariane e uma tia.

Um certo dia, Francisco pegou a esposa e as crianças e os levou até a casa do sogro. Ele teria afirmado que não queria mais ficar com a família, no entanto voltou atrás e garantiu a esposa que voltaria para buscá-los depois de seis meses. Quando o avô voltou para cumprir o prometido, foi impedido pelo sogro e com isso a família nunca mais teve notícias de Francisco.

O pai de Mariane, que tinha 4 meses quando Francisco foi embora, há 10 anos tentou procurar pelo pai com os dados que havia na certidão de casamento da mãe, porém não conseguiu informações sobre o desaparecido.

Há dois meses, o filho novamente se dedicou a encontrar o pai com a ajuda da filha Mariane, que buscou informações no cartório da cidade mineira onde Francisco nasceu.

Com o CPF em mãos, a família começou a busca pela cidade de Jales, São Paulo. No entanto, a polícia do estado sugeriu que só a polícia de Minas Gerais poderia ajudar. “Assim foi, no mesmo dia fomos para Iturama, Minas Gerais, chegando lá fomos muito bem atendidos pela Delegacia Civil. Passamos os dados que tínhamos e o polícia conseguiu ver pelo sistema que meu avô tinha feito uma transferência de carro, em 2005, e tudo indicava que ele morava em Cuiabá”, contou a Mariane.

Ficou combinado entre a família e a Polícia Civil, que os agentes iriam entrar em contato com a polícia de Cuiabá para obter mais informações sobre o paradeiro de Francisco.

A equipe de investigação de Cuiabá conseguiu encontrar endereços e números de telefone que poderiam ser do desaparecido. No entanto, “tentamos ligar demais nesses telefones e nada. Daí novamente entramos em contato com os polícias, pois a vontade do meu pai e da minha tia era ir até Cuiabá para encontrar meu avô, só que como eles iriam sem ter alguma certeza?”.

Deste modo, um policial da civil foi até cada um dos endereços com o objetivo de encontrar o avô de Mariane. “Ontem (24), por volta de 12h20, o policial me ligou dizendo que tinha encontrado meu avô e mandou fotos dele e um novo número de telefone. Ele está bem e lúcido”.

“Meu pai e minha tia estão muito felizes. E meu avô disse que também está muito feliz por ter recebido notícias dos filhos e de toda a família”, relatou a neta.

Agora, filhos e neta estão organizando o tão esperado reencontro com o avô, para viajar até a cidade de Santa Albertina, em São Paulo, onde todo o restante da família mora.

Fonte: Hipernotícias