Todas as unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), pertencentes à Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), tiveram as atividades presenciais suspensas, de forma temporária, devido a pandemia da Covid-19. Para contemplar todos os servidores que atendem à autarquia, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) solicitou, na última terça-feira (20), em sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da indicação de n.º 2.519/2021, à Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES) e Associação dos Municípios Mato-Grossenses (AMM) a prioridade imediata de vacinação aos profissionais da instituição.
Com a garantia da imunização para todos os profissionais de instituições ligadas à Sesp pelo Ministério da Saúde, desde o início deste mês de abril, em que o governo de Mato Grosso definiu a distribuição de 5% de cada lote de vacinas para a categoria, o Detran não pôde contemplar todos os servidores. O motivo deve-se o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) considerar somente os agentes de linha de frente que realizam atividades externas.
“Avalio como necessária a inclusão de todos os servidores, primeiro por serem parte de uma instituição ligado à Sesp que faz parte de grupo prioritário a ser vacinado. Temos que lembrar que, quando o atendimento presencial retornar, pode colocar em risco toda a categoria que atende centenas pessoas, de forma diária. Praticamente, ficam expostos e correm o risco de serem infectados pela Covid-19. Sem contar que o Detran possui uma alta demanda de atendimentos”, salienta Claudinei.
Examinadores
Segundo a representante da Associação das Auto-Escolas de Rondonópolis, Itaiana Carnaíba, é preciso contemplar os examinadores de testes práticos e teóricos para serem imunizados para que as auto-escolas possam retornar as atividades. “Nós, da auto-escola, estamos parados porque o Detran está fechado. Os servidores que nos atendem são os avaliadores, eles aplicam testes onde tem até 50 pessoas. Então, eles estão na linha de frente”, comenta.
Ela conta que o Detran dispõe de um sindicato bastante forte e atuante e frisa que Rondonópolis é uma cidade polo e tinha testes todos os dias. “Os servidores já se uniram que não vão voltar a trabalhar se não forem todos vacinados. Eu preparo um grupo de alunos para fazerem os testes. São muitos alunos. Já estamos 30 dias sem testes. Tem cidade do interior que as provas nem chegaram lá, devido à pandemia. Pedimos a vacinação para os examinadores que estão na linha de frente para que a gente possa voltar a trabalhar”, defende Itaiana.
Programa Nacional – A confirmação da segurança pública no Programa Nacional de Imunização foi dada no dia 31 de março, por meio de Nota Técnica de nº 297/2021, emitida pelo Ministério da Saúde. Conforme o documento, os profissionais mais expostos às ações de combate à Covid-19 serão contemplados para a vacinação dos trabalhadores de segurança, salvamento e forças armadas.
As instituições beneficiadas serão a Polícia Judiciária Civil (PJC), Polícia Militar (PM), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Sistemas Penitenciário e Socioeducativo, Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Departamento de Trânsito (Detran) de Mato Grosso.