Os primeiros 100 Dias da gestão da prefeita Flávia Moretti e do seu vice, Tião da Zaeli – ambos do PL – foram marcados por avanços significativos na reestruturação e transparência das ações do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Várzea Grande. Desde o dia 13 de fevereiro, com a reativação de todas as bombas que estavam paralisadas, a produção de água superou a marca de 100 milhões de litros por dia, garantindo o abastecimento para toda a cidade e reduzindo em 60% as reclamações de falta de água registradas na Ouvidoria.
Além disso, a administração do DAE fechou o terceiro mês consecutivo no azul, mantendo em dia o pagamento de contas essenciais, como a de energia elétrica, e dos salários dos colaboradores. A transparência das ações tem sido uma prioridade, com ampla divulgação das paralisações e manutenções necessárias para a melhoria do sistema, garantindo previsibilidade à população por meio do inédito Boletim de Abastecimento diário.
O setor Comercial passou por um processo de aprimoramento e reestruturação, com o objetivo de otimizar as equipes e oferecer um atendimento mais eficiente à população. Durante o primeiro trimestre, foram realizados 22.250 atendimentos presenciais, que oferecem desde emissão de segunda via de conta até negociação de débitos e novas ligações.
A valorização dos colaboradores também tem sido um dos focos da gestão, com ações internas voltadas para o aprimoramento das equipes. Paralelamente, o setor de licitações segue organizando contratos vencidos que comprometiam a realização de manutenções e investimentos fundamentais para a infraestrutura hídrica do Município.
MAIS AVANÇOS – Um dos projetos mais importantes em andamento é a instalação de medidores de pressão em diversos pontos da cidade. Esses equipamentos possibilitarão o monitoramento em tempo real do fornecimento de água e da pressão na rede, além de automatizar o funcionamento de boosters, otimizando o abastecimento. Com isso, foi possível criar o Comando e Controle das atividades, centralizando as manobras e tornando o processo mais eficiente, desde a logística dos caminhões-pipa até a distribuição pela rede.
No quesito segurança, medidas foram adotadas para reforçar a proteção das captações de água. Em parceria com a Guarda Municipal e as secretarias de Obras e de Serviços Públicos, câmeras de monitoramento foram instaladas e rondas são feitas nas estruturas. Além disso, o DAE está em processo de adesão ao programa estadual Vigia Mais MT.
Os caminhões-pipas foram reforçados no atendimento à população durante o estado de calamidade. Somente no primeiro trimestre, foram realizados 13.063 atendimentos, totalizando 126.126.000 litros de água distribuídos para residências, escolas, hospitais e empresas. Esse serviço foi otimizado com a ampliação dos pontos de abastecimento, que agora estão estrategicamente posicionados para agilizar as entregas.
Outras iniciativas também foram implementadas, como a retomada da manutenção predial nas estruturas do DAE e a execução de obras estratégicas. Uma das mais importantes foi a interligação do Reservatório do Morro do Urubu com a ETA Cristo Rei, permitindo que a região possa ser abastecida por diferentes estações de tratamento, aumentando a eficiência da distribuição. Além disso, a ETA Cristo Rei passou por um processo de limpeza dos módulos para melhorar a qualidade da água fornecida.
Todas essas ações fazem parte do compromisso do DAE em garantir um serviço de abastecimento de água cada vez mais seguro, acessível e eficiente para os moradores de Várzea Grande, sendo prioridade da atual gestão.