A volta às aulas se aproxima e com ela também inicia as promoções de materiais escolares pela internet e em lojas físicas. Mas antes de sair por aí aproveitando, é importante que os responsáveis fiquem atentos para evitar cair em golpes ou propagandas falsas.
Diante da grande oferta, o Leiagora pegou algumas dicas com a secretária adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-MT, Valquíria Duarte de Souza.
No caso das compras pela internet, a primeira orientação é dar prioridade a sites que já sejam conhecidos e tenham renome. O consumidor também pode pesquisar se aquela página é confiável.
“Hoje tem muitos sites que são de fora do Brasil e por vezes vem com valores muito atrativos. É importante pesquisar se a empresa é idônea e se ela entrega. Porque você pode estar caindo em algum golpe. E na compra pela internet, desde que não utilize o produto, o consumidor tem até sete dias para devolver, que é o direito ao arrependimento”, disse a especialista.
Em caso de materiais com defeitos, é recomendado a verificação do produto no ato da compra. Caso isso não ocorra, você deve solicitar a troca à loja. “A partir do momento que descobriu e tomou ciência do defeito, o consumidor tem até 90 dias para ir até a loja e reclamar o seu direito. Seja pela devolução do dinheiro ou troca do produto”, explicou a secretária adjunta.
O Procon Estadual está à disposição para receber denúncias de golpes ou fraudes, elas podem ser feitas através do whatsapp: (65) 99228-3098. Também é possível registrar sua reclamação na plataforma www.consumidor.gov.br.
Fonte: Leiagora