As cenas de desespero de milhares de cuiabanos que sofreram com os alagamentos na última quarta-feira (29) devem se repetir. Nesta quinta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de perigo para as chuvas intensas. Agora, o aviso se estende até as 10h de sexta-feira.
Ao contrário do que aconteceu na última quarta-feira, porém, as chuvas devem atingir a região oeste do Estado nesta quinta. Somente o extremo norte e o nordeste de Mato Grosso estão fora da área de risco para o tempo severo.
Em Cuiabá, o dia começou com tempo aberto e sol forte. Imagens da câmera do tempo, contudo, já mostraram a formação das nuvens de chuva. Os termômetros marcam 28° C.
Com o alerta do Inmet, os moradores da Capital devem se preparar novamente para cenas como as de quarta-feira em que vários bairros ficaram sob água.
Quem passava por vias como o Complexo Viário Deputado Walter Rabello, no Tijucal, também enfrentou transtornos. Um homem que tentou passar pela parte inferior da trincheira chegou a perder a caminhonete e teve que ser resgatado pelos bombeiros.
Além do risco para alagamentos, o alerta do Inmet inclui a possibilidade de descargas elétricas, ventos intensos, cortes no fornecimento de energia e queda de árvores.
Por isso, o Instituto orienta a evitar procurar abrigo embaixo de árvores; evitar ficar próximo de torres de transmissão e placas; desligar aparelhos eletrônicos das tomadas e acionar a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) em caso de emergências.
Fonte: Repórter MT