Cuiabanos estão “retidos” no México por suspeita de Covid

Fonte:

Um grupo de 7 pessoas, moradoras de Cuiabá, está “retido” na Cidade do México desde o dia 31 de dezembro de 2020, quando viajou para curtir o Réveillon em Cancún, por suspeita de Covid-19. Por enquanto, uma das integrantes do grupo, a professora Eliene Marques, já testou positivo para a doença causada pelo novo coronavírus e encontra-se internada num hospital .

Dentre os integrantes do grupo de amigos está a jornalista e cerimonialista Agda Catulé que tem usado seu Facebook para repassar algumas informações sobre a situação vivenciada no país mexicano. Os planos começaram a “desandar” ainda durante o voo, quando a professora começou a passar mal, apresentando dificuldades para respirar e um quadro de cansaço. Por isso, ela recebeu os primeiros atendimentos ainda dentro da aeronave, antes do pouso.

Em um vídeo publicado na última quarta-feira (6), Agda explicou que o pior já passou, que após terem enfrentado uma verdadeira saga em busca de atendimento em diferentes hospitais na Cidade do México, a amiga está internada, vem apresentando melhora e o consulado brasileiro no México está dando todo o suporte necessário.

“Acabei de receber a ligação da Lilian, a cônsul, uma assessora do consulado brasileiro., Ela nos reportou que o hospital já entrou em contato com ela dizendo que a Eliene teve uma melhora muito significante, que o oxigênio dela já desceu pro nível 10, que ela já está louca pra sair do hospital, está ansiosa para encontrar com a gente, está alimentando super bem”, diz Agda Catulé.

Na gravação, ela explica que a previsão inicial era que o resultado do exame fosse divulgado na terça-feira (5), o que não ocorreu. Naquela ocasião, ainda existia uma dúvida sobre o diagnóstico, se era Covid ou pneumonia. No entanto, nesta quinta-feira (7), veio a confirmação para a Covid-19. Apesar do diagnóstico para a doença, Agda relatou que no dia anterior à gravação do vídeo, a professora tinha apresentado melhora, estava respirando normalmente com uma boa saturação. “Só de o oxigênio dela ter descido de 15 para 10 já é uma melhora super valiosa pra eles e pra nós e que o organismo dela está respondendo muito positivamente . Ela já está tão bem que está louca pra sair de lá ansiosa pra encontrar com a gente”.

Os demais integrantes do grupo também devem passar por exames nessa sexta-feira para saber se estão ou não infectados pela Covid-19, uma vez que não apresentam sintomas da doença, mas tiveram contato com a professora quando saíram de Cuiabá para festejarem no México. Por fim, no mesmo vídeo, Agda Catulé explica que a comunicação entre a professora Eliene e os demais colegas está sendo feita por intermédio do Consulado que está em contato direito com o hospital onde a professora segue internada.

“O hospital autorizou o Consulado nos passar o número de WhatsApp pra nós gravarmos um vídeo muito curto pra mostrar pra ela que a gente está bem, está cuidando dela aqui fora e tornar falar pra ela que o consulado está dando todo esse suporte dentro do hospital pra ela porque a ansiedade está consumindo ela e eles querem que ela mantenha a calma com essa ansiedade. O quadro dela está evoluindo positivamente, cada dia, cada 24h e a Eliene está super fora de perigo”, relata.

Fonte: folhamax