Com comissão técnica nova e treinado pelo técnico português António Oliveira, o Cuiabá jogou bem, venceu o Corinthians por 1 a 0 na noite desta terça-feira, na Arena Pantanal, pela abertura da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro e deixou – ao menos por enquanto – a zona de rebaixamento. Com a vitória, o Dourado sobe três posições e chega à 15ª colocação, fora do Z-4.
O Timão que veio a Cuiabá como franco favorito, perdeu uma invencibilidade de 11 jogos. Foi registrado a presença de um público recorde na Arena Pantanal neste Brasileirão: mais de 22 mil torcedores compareceram para assistir ao espetáculo.
Foi através de um golaço de Uendel, ainda no primeiro tempo, que o Dourado conseguiu sua primeira vitória em casa na competição, deixou rivais para trás e ainda pode fazer o Timão perder a liderança: a missão da equipe de Vítor Pereira, agora, é torcer por tropeços de Palmeiras e Atlético-MG, que ainda jogam na rodada. Com uma escalação alternativa e quatro mudanças logo no intervalo, o Corinthians não conseguiu o empate e perdeu uma invencibilidade que já durava 11 jogos na temporada.
Primeiro tempo
Líder do Brasileirão, o Corinthians abriu a décima rodada do Brasileirão contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, com a meta de ampliar sua vantagem, mas em nenhum momento conseguiu se portar como tal. Logo aos 2 minutos, por exemplo, Robson Bambu deu vacilada, Felipe Marques roubou, e André finalizou com perigo, exigindo defesa de Cássio.
O Timão até respondeu pouco depois com cabeçada de Gustavo Mosquito no meio do gol, mas João Carlos pegou bem. Aos poucos o jogo se equilibrou, mas o Cuiabá conseguiu abrir o placar em belo gol de Uendel, que colocou em prática a Lei do Ex. O Timão saiu jogando mal, Adson perdeu a posse, e o lateral mandou para as redes.
Segundo tempo
O Corinthians voltou com quatro alterações (entraram Lucas Piton, Giuliano, Renato Augusto e Júnior Moraes. Apesar de ter empurrado o Cuiabá para seu campo de defesa, faltou efetividade para criar chances mais claras de gol: o goleiro João Carlos não teve de fazer grandes intervenções.
Róger Guedes, em cobrança de falta, foi quem levou mais perigo, mas mesmo assim uma atuação muito abaixo da média em geral custou caro. O Cuiabá teve contra-ataques e podia ter feito o segundo se caprichasse mais. No fim, Valdívia acabou expulso após falta dura em Mantuan, mas não impediu a vitória dos donos da casa na Arena Pantanal.
Como fica?
A derrota mantém o Corinthians com 18 pontos, ainda na liderança, mas podendo ser ultrapassado por Palmeiras (enfrenta o Botafogo) e Atlético-MG (pega o Fluminense). O Cuiabá sobe para 11, deixa a zona de rebaixamento, mas pode voltar a ela até o fim da rodada. (Com GE)
CUIABÁ 1 x 0 CORINTHIANS
Data: 7/6/2022
Local: Arena Pantanal, Cuiabá (MT)
Público: 22.129 presentes
Renda: R$ 1.153.750,00
CUIABÁ: João Carlos; João Lucas, Marllon, Alan Empereur e Uendel; Camilo, Rafael Gava e Pepê; Felipe Marques, André Luís (Alesson, aos 2′ do 2ºT) e André. Técnico: António Oliveira.
CORINTHIANS: Cássio; Robson Bambu (Júnior Moraes, intervalo), Gil e Raul Gustavo; Gustavo Mantuan, Cantillo, Du Queiroz (Giuliano, intervalo) Adson (Renato Augusto, intervalo) e Bruno Melo (Lucas Piton, intervalo); Gustavo Mosquito (Wesley, aos 36′ do 2ºT) e Róger Guedes. Técnico: Vítor Pereira.
Gol: Uendel, aos 35′ do 1ºT (1-0).
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Auxiliares: Nailton Junior de Souza Oliveira (CE) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões Amarelos: – (CUI); Raul Gustavo e Du Queiroz (COR)
Cartão Vermelho: Valdívia, aos 47′ do 2ºT (CUI).
VEJA COMO FICOU A CLASSIFICAÇÃO