Neste sábado (29/7), Internacional e Cuiabá se enfrentaram pela 17ª rodada do Brasileirão, jogando no Beira-Rio, e o duelo terminou com vitória por 2 a 1 dos visitantes. Bustos abriu o placar com um golaço para os donos da casa, mas Raniele deixou tudo igual ainda no primeiro tempo. Com a expulsão de Mercado na etapa final, os gaúchos não seguraram a pressão e Deyverson assegurou a virada. Foram três golaços.
Com essa vitória, o Cuiabá salta provisoriamente para a oitava colocação e registra sua terceira vitória seguida no Brasileirão (e também é a terceira vitória seguida na Série A desde sua ascensão). Esta é também a primeira vez na história que o Dourado vence o Inter no Beira-Rio.
Com o gol marcado, Deyverson chega ao top 3 da artilharia do campeonato com 7 gols marcados, atrás somente de Tiquinho Soares (Botafogo), que tem 11 e Roque Júnior (Atlético-PR), que soma 8 gols marcados. Embalado e em alto astral, o Dourado agora soma 25 pontos e já tem mais do que 50% dos pontos conquistados rumo ao seu objetivo principal (seguir na Série A), faltando ainda dois jogos para o fim do primeiro turno. E mais, o time cuiabano fica, provisoriamente, a 2 pontos do G-6, que, ao final, garante vaga para a Libertadores das Américas.
Já o Colorado estaciona nos 23 pontos e segue afastado do G6.
Primeiro tempo
O Inter manteve o controle das ações até os 43 minutos, espalhado no campo ofensivo. Assim, empurrou a equipe mato-grossense para trás. Aos 16, Bustos aproveitou sobra dentro da área para desferir um lindo chute e anotar um golaço. Ao todo, foram nove arremates, três na direção da meta. O Cuiabá, por sua vez, aceitou recuar em busca de contragolpes. Mas o empate saiu em um gol de bola parada. Aos 44, Pablo Ceppelini cobrou falta, e Raniele cabeceou sem chances para o goleiro Rochet.
Segundo tempo
O segundo tempo teve uma carga emocional maior. Afinal, aos 20 minutos, o zagueiro Mercado trocou um gol pela expulsão ao fazer falta para parar contragolpe. O jogo ficou mais aberto, e o Cuiabá passou a ser mais incisivo no campo ofensivo, empilhando chances. Até que, aos 42 minutos, o tm e encaixou contra-ataque com superioridade numérica, e Deyverson virou o jogo no Beira-Rio. O Inter tentou, aos trancos e barrancos a reação, e Alan Patrick chegou a acertar a trave do goleiro Walter. Mas a vitória ficou com o Cuiabá.
INTERNACIONAL 1X2 CUIABÁ
17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 29/7/2023 (sábado)
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
INTERNACIONAL: Rochet; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Johnny (Thauan Lara, 23′/2ºT), Carlos de Pena (Maurício, 18′/2ºT), Aránguiz (Bruno Henrique, intervalo) e Alan Patrick; Wanderson (Luiz Adriano, 36′/2ºT) e Enner Valencia (Luiz Adriano, 35′/2ºT). Técnico: Eduardo Coudet.
CUIABÁ: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Rikelme; Raniele (Filipe Augusto, 38′/2ºT), Fernando Sobral (Lucas Mineiro, 30′/2ºT) e Paulo Ceppelini (Denilson, 36′/2ºT); Clayson (Derik Lacerda, 30′/2ºT), Wellington Silva e Deyverson. Técnico: António Oliveira.
Gols: Bustos, 15′/1ºT (1-0); Raniele, 43′/1ºT (1-1); Deyverson, 42′/2ºT (1-2).
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa/SP)
Cartões Amarelos: Bustos, Vitão (INT); Walter (CUI)
Cartão Vermelho: Mercado, 20′/2ºT (INT)
Veja os melhores momentos
Veja a classificação após os 3 primeiros jogos da rodada
Galeria de fotos do jogo