Cuiabá vence o Fortaleza, espanta o Z-4 e bota a mão na permanência; veja o gol

Fonte:

Em um jogo emocionante de dois tempos distintos, onde o Cuiabá dominou o primeiro e o Fortaleza teve o controle da segunda parte, o Dourado venceu por 1 a 0 com gol de Elton marcado no início da partida e praticamente carimbou sua permanência na primeira divisão do Brasileiro.

Com o resultado, o Dourado que jogou a sua vida nesse duelo, subiu para 46 pontos, saiu da zona de rebaixamento e chegou à 14ª colocação – zona de classificação para a Sul-Americana. Um público superior a 15 mil pessoas acompanhou a partida, sofreu muito com a pressão do Fortaleza no segundo tempo e no final vibrou como se fosse a conquista do título.

No entanto, ainda não deu para o Dourado fazer a comemoração antecipada da permanência, já que tanto Bahia, quanto o Juventude (ambos com 43 pontos) e estão mais abaixo na classificação, também podem chegar aos 46 pontos na última rodada e levar vantagem sobre o Cuiabá no critério de desempate. Isso ainda se o time mato-grossense perder para o Santos na Vila Belmiro.

Torcida do Cuiabá compareceu para ver a despedida do time em casa na Série A de 2021

Primeiro tempo

O primeiro tempo pareceu uma batalha para o Cuiabá. O time entrou focado em campo e partiu em busca do gol desde o início, pressionando o Fortaleza em seu campo de defesa. Demonstrando a garra que não tiveram nos últimos confrontos, os jogadores do Dourado partiram para o ‘abafa’ na busca do gol até que ele viesse ainda no começo da partida. Mesmo em vantagem, o Dourado não tirou o pé e manteve o foco no ataque. Assim, teve seis finalizações contra nenhuma do Fortaleza que com seu time misto não ofereceu perigo.

Na bola do gol, Felipe Marques Felipe Marques dominou na área e acabou sendo atropelado por Jackson. O árbitro marcou a penalidade, confirmada pelo VAR. Na cobrança, Elton cobrou com tranquilidade e categoria, deslocando o goleiro com bola no cantinho. Cuiabá 1 a 0 para a festa da torcida.

Elton comemora o gol contra o Fortaleza

Aos 16 minutos, o Dourado perdeu a oportunidade de ampliar. Pepê cobra escanteio com força. Felipe Marques fica com a sobra e rola para Max, que cruza na área e Elton finaliza desequilibrado, à esquerda do gol. Foi um instante de ‘blitz’ do Dourado. No minuto seguinte, Felipe Marques balança para cima de Yago Pikachu, leva para a perna direita e finaliza por cima do gol.

Aos 31 minutos, outro bom momento do time da casa. Felipe Marques parte sozinho, invade a área e é derrubado por Marcelo Benevenuto. O árbitro Heber Roberto Lopes marca o pênalti, mas o assistente assinala impedimento do atacante do Cuiabá. No restante do primeiro tempo, o Fortaleza tratou de segurar o ímpeto do Cuiabá, mas não teve criatividade para concluir bolas a gol.

Segundo tempo

O segundo tempo apresentou outra história na Arena Pantanal. O Cuiabá retornou apático e o Fortaleza engrenou no ataque, empatando em número de finalizações em apenas 20 minutos. Com o Dourado totalmente recuado parecendo querer segurar o resultado, os visitantes cresceram muito desde o primeiro minuto. E aos 9 minutos, teve sua boa primeira chance. Yago Pikachu avança pelo meio e ajeita para Wellington Paulista, que finaliza de primeira da entrada da área. A bola vai no meio do gol e Walter defende. Era o início da reação.

Aos 11 minutos, de novo o Fortaleza no ataque. Yago Pikachu faz a cavada para a área, Wellington Paulista pega o sem-pulo, mas finaliza sem direção. Aos 15, Yago Pikachu toca de lado para Lucas Lima na cobrança de falta, o meia levanta na área e Marcelo Benevenuto cabeceia por cima do gol. Aos 23, outra boa oportunidade do Fortaleza. Tinga recebe no fundo e cruza na área. Titi sobe sozinho e cabeceia para fora. Aos 24 minutos, David recebe na esquerda e parte para cima da marcação. O atacante finaliza forte, cruzado e Walter faz boa defesa. Na sobra, Lucas Lima isola.

E assim o jogo seguiu até os momentos finais. Fortaleza pressionando em busca do empate e o Cuiabá recuado, utilizando a estratégia de se defender e sair nos contra-ataques. Após outras boas defesas de Walter, como aos 30 minutos, após chute de Robson, o Dourado ainda teve bons momentos em contra-golpes, mas não conseguiu concluir a gol.

A vitória magra foi o suficiente para a grande e barulhenta festa na Arena Pantanal. O Dourado, agora fora da zona de rebaixamento, depende de muito pouco para se manter na elite. Basta um empate contra o Santos ou mesmo que Juventude e Bahia, juntos, não vençam na última rodada.

Próximos jogos

O Cuiabá volta a campo na noite desta quinta-feira (9) para sua última participação no Campeonato Brasileiro de 2021. O adversário será o Santos em jogo marcado para as 20h30 (horário de MT), na Vila Belmiro. Já o Fortaleza, recebe o Bahia em jogo agendado para o mesmo dia e horário, no estádio Castelão.

Veja os melhores momentos da partida

Confira a classificação atualizada do Brasileirão

Fonte: Cuiabano News