A previsão meteorológica promete fortes frentes frias e ondas de calor que devem se alternar até setembro deste ano em Cuiabá.
Depois de entrar para o TOP 10 das cidades com as maiores temperaturas já registradas no Brasil pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cuiabá não deve trazer novas surpresas para os moradores neste ano. A previsão aponta têmpera de até 10⁰C na Capital no mês de julho.
Diferente da marca histórica registrada em 2023, quando os termômetros alcançaram os 44.2ºC; em 2024, as ondas de calor devem deixar a temperatura próxima a casa dos 42ºC.
De acordo com o climatologista Rodrigo Marques, professor de geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o fato é que o calorão não vai dar trégua, mas as estatísticas não apontam para a quebra de um novo recorde, o que significa que haverá muito calor, sim, porém, nada que ultrapasse a medição realizada no ano passado.
“Se espera que esse ano seja mais quente que o normal, mas o modelo não indica que ele vai ser mais quente que foi o ano passado. Isso não quer dizer que a gente não possa chegar em temperaturas como 43ºC ou até mesmo em 44ºC. Eu acho pouco provável pela estatística, mas temperaturas acima dos 42°C, com certeza, a gente deve ter esse ano”, afirmou o especialista, em entrevista ao RepórterMT.
Veja:
Confira o bate-papo na íntegra:
Fonte: Repórter MT