Uma forte massa de ar quente e mais seco (sistema de alta pressão entre a superfície e os níveis médios da atmosfera) está se estabelecendo em Mato Grosso e em todo o Centro-Oeste do Brasil o que vai provocar um início de semana de calor intenso em todos os Estados e no Distrito Federal.
Com a presença deste sistema o tempo fica bem aberto com muitas horas seguidas de sol forte, principalmente em Mato Grosso e em Cuiabá, propiciando um amplo aquecimento diurno. E, como é comum nesta época do ano, a temperatura sobe facilmente e fica bastante elevada, também em virtude do fluxo de ar quente que chega do Norte do país.
As nuvens mais pesadas associadas ao aquecimento devem se formar somente do meio da tarde em diante e a temperatura pode atingir a marca de 40 graus (ou até um pouco mais) em muitas áreas do oeste e do norte de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, inclusive Cuiabá e no centro-oeste de Goiás.
Os níveis de umidade tendem a diminuir durante as tardes e a chuva esperada para estes próximos dias é escassa na Região. Na quinta-feira uma frente fria se organiza no Sul e aumenta a instabilidade no sul de MS, com risco de alguns temporais, mas é somente na sexta que o padrão de circulação de ventos começa a mudar e chuva se espalha um pouco mais, diminuindo o calorão em parte da Região.