A Capital de Mato Grosso terá 704 candidatos nas eleições municipais deste ano. Desse total, oito disputam o comando do Palácio Alencastro, oito são candidatos a vice-prefeito e 688 encarar a eleição visando a uma vaga na Câmara Municipal.
O número de candidatos é superior ao que o que foi registrado nas eleições de 2016. Na ocasião, houve 487 candidaturas, sendo 12 majoritárias, onde seis disputaram a Prefeitura, seis eram vice e 475 eram candidatos a vereador.
De todos os candidatos que registraram candidatura para o pleito que ocorre em novembro deste ano, apenas 34,9% são mulheres, o que representa 246 candidaturas femininas.
Destas, apenas uma refere-se a disputa pela Prefeitura de Cuiabá: a advogada Gisela Simona (Pros). Com relação à faixa etária, a maioria dos políticos que irão encarar as urnas possui 40 a 44 anos.
No total, trata-se de 130 candidatos, o que é equivalente a 18,475 do total. Outros 116 candidatos – ou seja, 16,48% das candidaturas registradas – têmentre 50 e 54 nanos.
Além disso, dos 704 candidatos, mais de 50% possuem nível superior completo.
Patriota, PSL e Cidadania são os partidos que mais terão candidatos em Cuiabá no pleito deste ano. As agremiações registraram 39 candidaturas cada, e todos possuem postulantes a cargo majoritário.
O apresentador Roberto França (Patriota) e o advogado Aécio Rodrigues (PSL) entram na disputa pelo comando do Palácio Alencastro.
Já o vereador Felipe Wellaton (Cidadania) encara a eleição como candidato a vice-prefeito.
As demais candidaturas apresentadas pelas legendas o partido dizem respeio ao cargo de vereador. Com 38 candidaturas aparecem o Republicanos, PSB e o Podemos. Dos três, apenas o último tem candidatura à Prefeitura da Capital.
A legenda enfrenta as urnas com o vereador Abílio Junior na disputa majoritária, e com uma chapa proporcional com 37 candidatos a Câmara.
Já o PSB e o Republicanos têm candidaturas apenas proporcionais.
O Partido Verde (PV) vem em seguida com 37 candidatos, sendo um a vice-prefeito.
O ex-secretário municipal Roberto Stopa foi indicado pela legenda para caminhar com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que irá disputar a reeleição neste ano. A agremiação ainda vem com uma chapa pesada para a disputa para vereadores.
A atual bancada da sigla no Parlamento Municipal tem três vereadores, e todos buscam a reeleição neste ano.
Já entre os partidos com o menor número de candidats estão o PSol, Rede, PMB e Solidariedade. As legendas têm quatro, 10 e 13 candidaturas, respectivamente.
A campanha eleitoral começou no domingo (27) e o pleito ocorrerá no dia15 de novembro.
Fonte: Diário de Cuiabá