O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai ampliar o volume de recursos investidos em Mato Grosso no ano que vem. É o que prevê o orçamento do órgão: de R$ 466 milhões investidos em 2016, o Dnit deve receber R$ 549 milhões em 2017 para investir em conservação e recuperação das rodovias, além da duplicação e pavimentação.
A informação é do senador Wellington Fagundes (PR-MT) que cita, por exemplo, o aumento de recursos para as obras de restauração e conservação da BR-070 entre o entroncamento da BR-163/364 (na Serra de São Vicente) até a divisa com Goiás. Outro trecho é na BR-174, entre Cáceres e a divisa com Rondônia. “Somente em conservação, os recursos passaram de R$ 166 milhões este ano para R$ 340 milhões no ano que vem”, comemora o senador.
O superintendente do Dnit em Mato Grosso, Orlando Fanaia, confirma que, com o aumento de recursos, será possível a ampliação do programa de restauração rodoviária através do PROGRAMA CREMA e cita a inclusão de novas rodovias no referido programa, como a BR-163 entre Sinop e a divisa com o Pará, a BR-364 entre Rondonópolis e Alto Araguaia, BR-158 entre Ribeirão Cascalheira e Alô Brasil e entre Querência e entroncamento com a BR-158.
Outra rodovia a ser contemplada com recursos é a BR-163/364 no trecho entre Cuiabá e Rondonópolis (duplicação), que deve receber R$ 140 milhões para as obras de duplicação.
Fanaia cita ainda as obras de construção do contorno de Barra do Garças (BR-070), que foram incluídas no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e devem receber R$ 30 milhões, ainda em 2016, além do Contorno Rodoviário de Cuiabá que, no trecho já construído, deve receber obras de conservação e limpeza, além da construção das interseções nas regiões de Sucuri, estrada da Guia e estrada da Chapada dos Guimarães.
O superintendente cita, também, a conclusão da travessia urbana da BR-364 em Rondonópolis no trecho entre o Posto Trevão e o córrego do Lourencinho.