Em 2024 já foram registradas 196 ocorrências de incêndios em vegetação na área urbana de Cuiabá. Até o momento, junho foi o mês com mais focos de fogo, totalizando 83 incêndios. Queimadas na área urbana são proibidas durante todo ano. Os dados são do Corpo de Bombeiros.
Conforme o levantamento, janeiro teve 15 ocorrências. Em fevereiro e março o número caiu para oito e quatro, respectivamente. Em abril, mês em que foi registrada a última chuva na Capital, o número voltou a subir e foram registradas 11 ocorrências. Com a seca avançando, maio teve 26 incêndios. Junho, que marcou a chegada do inverno, teve 83 ocorrências e em julho o número caiu para 49.
No mesmo período de 2023, o Corpo de Bombeiros atendeu um total de 235 ocorrências de incêndios em vegetação na área urbana de Cuiabá.
A falta de chuva e o tempo seco são os principais fatores para os incêndios. Um frente fria chegou ao país nesta quarta e, em Cuiabá, o fenômeno deve ser sentido no fim de semana. Contudo, ainda não há previsão de chuvas. (HNT)