Cuiabá registra diminuição na transmissão de Covid, mas prefeitura alerta que tendência ainda é de alta

Fonte:

O terceiro informe epidemiológico sobre a Covid-19 de 2021, divulgado pela Prefeitura de Cuiabá, revela uma diminuição na taxa de transmissão do vírus na Capital. Há duas semanas atrás, o índice ultrapassava a marca de 1,6 – isto é, quando uma pessoa infectada pelo coronavírus tem o potencial de transmitir, aproximadamente, para duas pessoas. Já conforme os dados divulgados nesta quarta-feira (27), a taxa caiu para 0,52.

O número de casos notificados por dia também apresentou queda e passou de 70, na primeira semana epidemiológica de 2021, para 65,4 na última semana. O volume de casos, contudo, continua alto. A estimativa da prefeitura da Capital era, inclusive, que o número de casos continue crescendo, chegando a 45.761 no dia 30 de janeiro.

Reprodução

Teste covid

Reprodução

No entanto, o número foi superado já nesta quarta-feira (27), quando Cuiabá 46.129 casos confirmados de Covid-19 e 1.313 óbitos entre seus residentes. No momento, 144 pessoas com diagnóstico de coronavírus estão em UTIs da Capital.

Chama atenção ainda a alta na ocupação das UTIs pediátricas, que, segundo o informe, já alcança a taxa de 93%. O indíce de transmissão em jovens e adolescentes também preocupa. Desde julho do ano passado, os dois grupos foram os que registraram as maiores altas na transmissão. O número ficou em 759% para jovens e 1.124% para adolescentes.

“Observamos nesta semana a redução do número de casos notificados e do Rt, entretanto houve o aumento do número de óbitos e da taxa de ocupação de leitos de UTI, em especial de UTI pediátrica nos hospitais de Cuiabá. O cenário que se apresenta é característico do que vem ocorrendo no restante do país, e, portanto, indicam a necessidade de agir proativamente, incrementando o monitoramento dos casos e a observação do cumprimento das exigências quanto às medidas de flexibilização na capital”, diz trecho.

Fonte: Hipernotícias