O número de casos de dengue, zika e Chikungunya registrados em Cuiabá nos primeiros cinco meses de 2024 é 43,9% maior do que os observados em 2023, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde divulgados esta semana.
A média de casos notificados por semana no ano passado até a 21ª semana do ano foi de 51 casos. Até o último 29 de maio, Cuiabá registrou uma média de 71 notificações por semana.
Conforme o Ministério da Saúde, Cuiabá já registrou quatro mortes causadas por essas doenças, sendo três de dengue e uma de Chikungunya. Um outro caso de óbito por dengue é investigado na Capital.
Conforme o boletim do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), o aumento expressivo demanda cuidados ainda maiores para prevenção da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das três doenças.
Ao todo, foram confirmados 1.273 casos de dengue, 87 de Chikungunya e cinco de zika, sendo que um dos casos foi confirmado em uma mulher gestante.
Além disso, estão em investigação outros 268 casos de dengue, 27 casos de Chikungunya e 26 casos de zika, sendo seis em gestantes.
Entre janeiro e maio, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá visitaram 341.126 residências fazendo o trabalho de controle vetorial da reprodução do mosquito.
Fonte: Repórter MT