Uma intensa onda de calor se instalou sobre Mato Grosso e deve durar até o fim de setembro. Com isso, o Estado enfrentará altas temperaturas a partir dessa semana. A Defesa Civil já emitiu um alerta para Cuiabá e até o fim de semana os termômetros poderão registrar máxima de até 46°C, ou seja, cinco graus acima da média para o mês, que já é bastante alta.
A onda de calor ocorre devido à atuação de sistemas de alta pressão atmosférica sobre uma região. Essa pressão forma uma espécie de ‘tampa’, comprimindo o ar na superfície, causando bloqueios na circulação atmosférica. Assim, as frentes frias são inibidas e não se espalham, o que resulta em períodos (dias ou semanas) de temperaturas acima da média.
No Brasil, as regiões onde o fenômeno será mais intenso são o Centro-Oeste, no Pará e parte do Sudeste e Nordeste.
O alerta da Defesa Civil é válido até domingo (24). Nesse período, é recomendável manter-se hidratado, evitar exposição ao sol, manter os ambientes frescos, tomar banhos frios e consumir alimentos leves.
Segundo a agência Metsul Meteorologia, a quarta-feira (20) será de sol com nuvens, as temperaturas variam entre 28°C e 44°C, com rajadas de vento de o km/h.
Na quinta-feira (21), o dia novamente será ensolarado com poucas nuvens. Os termômetros variam entre 29°C e 45°C, com chances de rajadas de ventos de até 23 km/h.
A sexta-feira (22) continua com sol forte, com temperaturas variando entre 29°C e 46°C. Há chances de rajadas de vento de 19 km/h, mas não deve chover.
No sábado (23) haverá sol entre nuvens. A mínima será de 29°C, já a máxima deve chegar a 46°C. Pode haver registros de ventania de até 20km/h. E no domingo (24), o dia continua ensolarados com os termômetros variando entre 29°C e 47°C. Fonte: Repórter MT