A cerca de três meses para o Carnaval de 2022, a Prefeitura de Cuiabá começou a planejar a realização do evento, cancelado neste ano por conta da pandemia do novo coronavírus, que causa a Covid-19. Tanto que os preparativos para a “Folia de Momo” foram discutidos entre representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e de nove blocos carnavalescos e duas escolas de samba da Capital.
A medida é tomada diante do avanço da vacinação e o arrefecimento do número de casos, hospitalizações e óbitos pela doença nas últimas semanas. Ainda não há uma definição, mas uma série de recomendações deve ser apresentada aos participantes dos festejos em razão do coronavírus, que já contaminou 113.888 pessoas e levou a óbitos 3.538 residentes somente na cidade.
De acordo com a Prefeitura, a expectativa é de que a maior festa da cultura popular brasileira seja realizada na Orla do Porto, às margens do Rio Cuiabá, mas também a ideia é que a folia seja levada para outros pontos com a realização dos chamados “esquentas” espalhados em bairros distintos do município.
“Essa reunião é o pontapé inicial para retomada do carnaval 2022 e a Secretaria de Cultura quer estabelecer uma parceria com todos os blocos e escolas de samba porque eles são os resistentes da nossa cultura, que batalham o ano todo para apresentar para o povo a maior festa popular do nosso país”, argumenta a secretária de Cultura, Carlina Rabello Leite Jacob.
Ela reforça a intenção de se realizar os “esquentas” descentralizados. “Discutimos também a parte técnica para execução do projeto. Queremos essa diversão não só nos dias de Carnaval, queremos que levem alegria para os bairros o ano todo”. Uma nova reunião deve ocorrer para que os organizadores apresentem o projeto logístico da iniciativa.
“Juntos, vamos construir uma parceria sólida para que possamos definir todas as situações, e que desenvolvam o lado cultural da melhor forma. Inicialmente, queremos a Orla do Porto e os ‘esquentas’ estarão nos bairros. Assim, movimentaremos a cidade para a realização do Carnaval 2022 para participação de todos”, comentou.
Depois de um ano sem a folia, a expectativa é grande por parte dos foliões e integrantes dos blocos carnavalescos. “Participamos de uma primeira conversa, com a secretária Carlina para verificarmos a elaboração do projeto. Queremos o Carnaval 2022 na Orla, que já é um espaço consagrado”, disse o presidente da Liga Independente dos Blocos Carnavalesco e Escolas de Samba, Celso Gonçalo Nazário. Segundo ele, a intenção é apresentar no próximo encontro, o projeto contendo datas, espaços e toda parte operacional para realização do Carnaval.
Carlina Jacob avalia ainda que o cenário epidemiológico mostra-se favorável e as determinações dos órgãos competentes no combate à doença serão respeitadas. Ela destaca que no início deste mês, Cuiabá alcançou a vacinação de 70% da população acima de 18 anos.
Na Capital, são mais de 306 mil pessoas que tomaram as duas doses ou a dose única da vacina contra o vírus. “Esperamos que até a data do evento, mais de 90% da população esteja vacinada e que todos possamos voltar a prestigiar a maior festa popular do país. Lembrando que esse evento gera emprego e movimenta a economia da cidade”, completou.
Fonte: Diário de Cuiabá