Em um jogo tecnicamente ruim, o Grêmio parou a nova reação do Cuiabá no Campeonato Brasileiro. Com gol de pênalti cobrado por Borja no primeiro tempo, após interferência do VAR, o time gaúcho venceu por 1 a 0 em jogo isolado, na noite desta quarta-feira quente na Arena Pantanal.
Na partida, que era jogo atrasado pelo campeonato, o Cuiabá foi pouco agressivo, mas assustou acertando a trave do Grêmio aos 43 minutos do segundo tempo. Com esse resultado, o Dourado, que desperdiçou a chance de dar uma boa subida na tabela, segue fora do Z-4 com 17 pontos e o Grêmio permanece na zona de rebaixamento, agora com 13.
Primeiro tempo
Cuiabá e Grêmio fizeram um jogo truncado onde a bola mais ficou parada do que rolou no gramado da Arena Pantanal. Parecendo estar sentindo o calor mais do que o adversário, o Dourado foi dominado pelo time gaúcho que criou as melhores oportunidades de gol e estava bem fechado em sua defesa.
Logo aos 6 minutos, o Grêmio conseguiu a primeiro finalização da partida. Borja recebe na entrada da área, gira e bate de primeira para fora. Aos 16 minutos, foi a vez de Allisson chutar de fora da área, rente à trave, assustando o goleiro Walter. O Grêmio era mais insistente e aos 18 minutos reclamou de um pênalti. Allisson entra na área em velocidade, João Lucas chega junto derrubando o atacante do Grêmio com o corpo. O árbitro manda o jogo seguir.
VAR marca pênalti
No entanto, dois minutos depois, o VAR entra em ação. O lançamento de Maicon encontrou Alisson na área do Cuiabá. Na tentativa de finalizar, levou tranco de João Lucas e caiu na área. O árbitro Leo Simão Holanda mandou o jogo seguir, mas após a jogada continuar por cerca de dois minutos, foi chamado Gilberto Rodrigues Castro Junior. No monitor, viu e reviu a jogada até confirmar a penalidade. Borja deslocou o goleiro Walter e marcou o seu segundo gol no Tricolor, o segundo de pênalti.
Em desvantagem no placar, o Cuiabá decidiu sair mais para o jogo e o confronto melhorou na Arena. Porém, era o Grêmio que tinha as melhores chances. Aos 38 minutos, em bola alçada para a área, Borja mete a cabeça e força o goleiro do Cuiabá a fazer uma grande defesa, evitando o segundo gol.
Aos 40 minutos, o Cuiabá desperdiçou uma ótima chance quando Jenison recebeu na pequena área e, ao invés de chutar, tentou o toque e a zaga do Grêmio afastou o perigo. O Dourado foi mais perigoso nos últimos momentos. Aos 48, Clayson faz jogada pela esquerda, rola para Pepê, que finaliza torto para fora. Aos 51, Pepê recebe na intermediária, corta para o meio e chuta por cima.
Segundo tempo
O Cuiabá voltou mais ligado no segundo tempo e logo nos primeiro minutos já tinha criado mais do que no primeiro tempo inteiro. Logo aos 2 minutos, João Lucas faz passe para o meio da área, Clayson aparece livre e chuta para fora. No lance seguinte, outro susto para o Grêmio: Clayson cruza para a área, a bola chega do outro lado para Uendel, mas Vanderson chega antes.
Aos 9 minutos, o Cuiabá teve um grande momento. Em jogada de contra-ataque, Clayson chutou da intermediária e quase surpreendeu o goleiro do Grêmio que teve que voar para fazer uma defesaça. Quase o gol do Dourado.
Aos poucos, o Grêmio foi neutralizando o bom momento que o Cuiabá teve no início e foi equilibrando a partida, passando a administrar a vantagem. Aos 29 minutos, o Grêmio teve um bom ataque ao favor. Em uma falha do zagueiro Marlon, Borja ganha e fica de frente para o gol, mas a zaga aparece a tempo e evita o gol.
Aos 43 minutos, o Cuiabá parou na trave. Clayson recebeu na entrada da área e chutou de longe, acertando o travessão do Grêmio. Quase o empate. E o jogo terminou nisso.
Com a vitória, o Grêmio vai a 13 pontos e, embora siga na vice-lanterna, diminuiu a distância para América-MG, o 18º, e Sport, o 17º, ambos com 15. O Cuiabá fica na 16ª posição, com 17 pontos e se manteve dois acima dos rivais diretos.
Próximos jogos
O Cuiabá volta a campo neste domingo (22) às 10 horas (horário de MT), para enfrentar o Palmeiras, que vem embaladíssimo com a vitória de 3 a 0 sobre o São Paulo, na Libertadores. O jogo, que será válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, terá como palco o Allianz Parque, em São Paulo. Já o Grêmio joga no dia anterior (sábado) às 18 horas (hora de MT), contra o Bahia, na Arena Grêmio.
Veja os melhores momentos
FICHA TÉCNICA
Cuiabá: Walter; João Lucas, Marllon, Paulão, Uendel; Auremir (Uilian Correa); Clayson, Rafael Gava (Cabrera), Danilo Gomes (Jonatan Cafu); Jenison (Elton) e Pepê (Osman) Técnico: Jorginho
Grêmio: Gabriel Chapecó; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Rafinha; Thiago Santos, Villasanti, Maicon (Lucas Silva (Jean Pyerre), Douglas Costa (Léo Pereira) e Alisson (Luiz Fernando); Borja Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Fonte: Cuiabano News