Cuiabá não deve ter frio em 2023; apenas calor, aponta meteorologista

Fonte:

O frio passará longe de Cuiabá durante o inverno, segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação que começa no dia 21 de junho e segue até 23 de setembro, terá temperaturas acima da média e a umidade relativa do ar deve seguir a tendência da primeira quinzena de maio, ficando abaixo dos 30%.

O meteorologista-chefe do Centro de Previsão do Inmet em Brasília, Mamedes Luiz Melo, conversou com o HNT. O especialista explicou que, neste ano, o Centro-Oeste do país enfrenta um fenômeno climático que afasta a possibilidade de algumas quedas de temperatura que poderiam ocorrer nesse período.

“O centro-oeste do país tem períodos de temperaturas bem definidos: um seco e outro chuvoso. A época de chuvas já terminou na primeira quinzena de maio e, agora, até a primeira quinzena de setembro, devemos enfrentar o período mais seco”, diz Mamedes.

Segundo o meteorologista, o cuiabano, acostumado a enfrentar com o calor, deve sofrer mais que o normal com o ar pesado e quente, em agosto e setembro. Nesses meses, Mamedes acredita que não irá chover.

“Só mesmo se ocorrer algo que fuja do cenário que vem se desenhando, a gente tenha alguma precipitação. O que não acredito que venha acontecer. A expectativa é que não haja nenhum registro de chuva mesmo”, disse o chefe do Centro de Previsão. (HNT)