Cuiabá irá começar a campanha de vacinação com a vacina bivalente contra a Covid-19 a partir de quarta-feira, 1º de março. A primeira remessa de doses foi recebida nesta sexta-feira (24) e a aplicação será realizada de acordo com os grupos estipulados pelo Ministério da Saúde. A vacina bivalente é capaz de fornecer proteção contra a cepa original do coronavírus e a variante ômicron e foi autorizada para uso como dose de reforço em pessoas que já receberam pelo menos duas doses de outras vacinas contra a Covid-19 com intervalo de no mínimo quatro meses.
As equipes da Vigilância Epidemiológica farão a distribuição dos imunizantes nas unidades básicas das quatro regionais e da regional rural na segunda (27) e na terça-feira (28). A campanha começará na quarta-feira para garantir que todas as UBS recebam a vacina em tempo hábil e possam começar a aplicação no mesmo dia.
Nesta primeira fase, serão vacinadas pessoas a partir de 70 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, a partir dos 12 anos e trabalhadores destas instituições, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos, além de indígenas, ribeirinhos e quilombolas, todos também a partir dos 12 anos.
As pessoas imunocomprometidas devem apresentar o laudo da comorbidade na UBS para receber a dose. A vacinação de pessoas que vivem em instituições e seus servidores será feita nas próprias instituições pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a Covid-19 é uma doença com a qual as pessoas vão conviver assim como a Influenza. Por isso, é importante manter a população sempre imunizada, seguindo as normativas do Ministério da Saúde. A vacinação é fundamental para garantir a proteção da população contra a doença.
Fonte: PNB