Cuiabá identifica 1° caso suspeito de intoxicação por metanol e paciente está internado

Fonte:

primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol em Cuiabá foi identificado nessa quarta-feira (22). O paciente foi encaminhado ao atendimento médico e está internado no Hospital e Pronto Socorro Municipal da Capital.

Segundo o secretário de saúde, Gilmar Figueiredo, as informações ainda são preliminares e a pasta aguarda o resultado dos exames para saber o diagnóstico do paciente.

“O paciente não está correndo risco de vida neste momento, mas as informações ainda são preliminares, o caso ainda está em investigação. Nós não temos a confirmação, por isso há necessidade de os exames confirmarem isso, mas, pelas informações e atendendo aos protocolos estabelecidos, ele se encaixa como caso suspeito”, contou.

Primeiro caso confirmado

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Ipase, em Várzea Grande — Foto: Prefeitura de Várzea Grande

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Ipase, em Várzea Grande — Foto: Prefeitura de Várzea Grande

O primeiro caso de intoxicação por metanol no estado foi confirmado pela Secretaria de Saúde nessa quarta-feira. O paciente é um jovem de 24 anos que buscou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, há cinco dias.

O paciente permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) e já recebeu a primeira dose do antídoto. A secretaria informou que ele não corre risco de morte, mas apresentou lesão ocular irreversível, uma das complicações mais graves decorrentes da exposição.

Há cinco dias, o jovem contaminado deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, com suspeita da intoxicação, e pouco depois foi transferido para a capital. Ele apresentou sintomas como turvação visual, um dos principais sinais clínicos associados à intoxicação por metanol.

Caso em investigação

Outro caso suspeito está em investigação no município de Água Boa, após um morador relatar perda de visão. O paciente se trata do empresário Igor Thomae Rodrigues, de 27 anos, que teve perda da visão após ingerir uma bebida alcoólica no município.

Igor contou que, na noite da última terça-feira (14), voltou de uma viagem a trabalho e passou em um mercado da cidade para comprar uma garrafa de whisky. Ele disse que ingeriu o conteúdo da garrafa com uma amiga, que não apresentou sintomas.

Segundo o empresário, no dia seguinte, apresentou muita sonolência. Já na quinta-feira (16) acordou com fortes dores de cabeça, no estômago, enjoos e vômitos. Em seguida, passou a sentir falta de ar e alteração no campo de visão.

Em nota, o hospital informou que o diagnóstico inicial considerado pela unidade foi intoxicação por etanol, mas não foram obtidos exames laboratoriais ou toxicológicos que confirmassem a suspeita.

“O paciente solicitou alta a pedido em 18/10/2025, sendo devidamente esclarecido e orientado quanto à necessidade de acompanhamento médico especializado e realização de novos exames em outro serviço de saúde de referência”, diz em trecho da nota.  (G1 MT)