Cerca de 54 mil adolescentes dos 12 a 17 anos são esperados nos postos para a vacinação contra a Covid-19, em Cuiabá. Para este público, o cadastrado foi aberto no dia 27 de setembro passado, mas pouco mais de 22 mil se cadastraram até o momento. A aplicação da primeira dose no grupo que compõe essa faixa etária começa na segunda-feira (4).
O início da imunização dos adolescentes segue a ordem de prioridade definida pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) do Ministério da Saúde (SMS). Portanto, começará pelas adolescentes grávidas, puérperas e lactantes, adolescentes com deficiência permanente, adolescentes com comorbidades e jovens de 12 a 17 anos em regime socioeducativo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os adolescentes sem comorbidades também começarão a ser agendados, de forma decrescente, conforme a disponibilidade de vacinas. “É com grande alegria que anuncio o início da vacinação dos adolescentes em Cuiabá. A partir desta segunda-feira daremos mais um passo no combate à pandemia, ao começar a imunização dos adolescentes”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
A intenção é vacinar a população em massa. “Nosso objetivo é vacinar o máximo de pessoas o quanto antes, para voltarmos a viver com um pouco mais de tranquilidade, sem medo desta doença que ceifou tantas vidas e destruiu muitas famílias”, frisou Pinheiro.
No entanto, a coordenadora da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira, revela que o número de cadastros de adolescentes no site da vacinação ainda está baixo. “Temos uma estimativa de cerca de 54 mil jovens entre 12 e 17 anos em Cuiabá, e até o momento pouco mais de 22 mil se cadastraram. Pedimos aos pais que tenham filhos nessa faixa etária que façam o cadastro no site, para que possamos realizar a imunização deste público rapidamente”, solicitou.
A coordenação da campanha reforça ainda que as pessoas que tomaram a primeira dose de Pfizer há pelo menos 56 dias e que estão marcadas para tomar a segunda dose em outubro e na primeira quinzena de novembro poderão adiantar a vacina. Na Capital, cerca de 20 mil pessoas poderão antecipar as doses de Pfizer.
Para antecipar a dose da Pfizer, a pessoa deve ir a qualquer polo de vacinação, incluindo os que funcionam em unidades básicas de saúde, após 8 semanas da primeira aplicação, levando o cartão de vacinação e um documento com foto. Segundo a SMS, essa antecipação está sendo possível porque a campanha de imunização recebeu doses suficientes do imunizante para o mês de outubro.
Em Cuiabá, 92,6% de toda a população acima de 18 anos já tomou a primeira dose da vacina contra o coronavírus e 53,8% já está com o esquema vacinal completo, por ter tomado a segunda dose ou vacina de dose única. Até 29 de setembro passado, 658.869 mil doses foram aplicadas, o que corresponde a 78,5% de todas as vacinas recebidas pela capital.
Para Mato Grosso, o Ministério da Saúde já enviou 4.555.966 doses de imunizantes contra a doença. Do total, 3.489.821 foram aplicadas como primeira dose e 1.249.989 como segunda ou dose única. Até a tarde da quinta-feira (30), o Estado registrava 537.141 casos confirmados e 13.806 óbitos em decorrência do coronavírus.
Do total, 3.123 estavam em isolamento domiciliar e 519.481 recuperados. A taxa de ocupação está em 30,99% para unidades de terapia intensiva (UTIs). Dentre os cinco municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (111.207), Várzea Grande (38.435), Rondonópolis (37.726), Sinop (25.915) e Sorriso (18.220).
Fonte: Diário de Cuiabá