Cuiabá enfrenta primeiro rival de Série A na temporada

Fonte:

O Cuiabá finalmente vai encarar seu primeiro rival da elite nacional nesta temporada. Neste domingo, 26 de março, às 18h (horário de MT), o Dourado receberá o Goiás na Arena Pantanal, para o primeiro jogo das semifinais da Copa Verde. O Auriverde conseguiu sua vaga ao bater o Vila Nova nas quartas, enquanto o Esmeraldino eliminou o Brasiliense.

A partida contra um rival da Série A é desejada pelo treinador do Dourado, Ivo Vieira, desde sua chegada. Com o passar do tempo, o treinador viu que é ainda mais necessário jogar contra equipes da elite, para ter uma dimensão do desafio que enfrentará na Série A do Brasileirão. O técnico já afirmou, repetidas vezes, que os rivais encontrados no Campeonato Mato-Grossense não estão à altura do Dourado e dos desafios que enfrentará no restante da temporada.

Conforme Ivo, os embates com times de patamar ‘inferior’ afetam o psicológico da equipe, pois seus jogadores entram em campo mais relaxados, por pensarem que são superiores, e acabam não entregando seu melhor futebol.

O treinador português enfatizou que quando a equipe jogou pela Copa Verde, principalmente contra o Vila Nova, equipe da Série B, os jogadores duelaram com mais concentração, situação que não foi vista muitas vezes no Estadual.

Para se classificar nas semifinais, o Cuiabá terá que reverter um tabu histórico, pois a equipe não costuma se dar bem contra o Goiás. Nas oito vezes que os times se enfrentaram, o Dourado venceu apenas uma vez, enquanto o Esmeraldino saiu de campo vencedor em seis confrontos. Apenas uma partida terminou empatada.

Os dois últimos duelos entre as equipes ocorreram no Brasileirão de 2022. O Goiás venceu o Cuiabá nos dois turnos do campeonato. Pela 14ª rodada, o Esmeraldino recebeu o Dourado e venceu por 1 a 0. Já na 33ª rodada, o clube goiano foi um visitante indigesto e voltou a vencer o Auriverde. Desta vez, a partida na Arena Pantanal terminou com placar de 2 a 1.

Porém, quando as equipes se enfrentaram pela Copa Verde, quem se deu melhor foi o Cuiabá. Em 2019, as equipes também rivalizaram na semifinal da competição. No primeiro jogo, o Goiás venceu por 1 a 0. Porém, na segunda partida, o Dourado conseguiu a “remontada”, vencendo por 2 a 1 e se classificando nas penalidades máximas. Mais tarde, na final, o Auriverde viria a ser campeão contra o Paysandu. (Estadão de MT)