Ainda vivendo o alto astral pelas boas apresentações nos dois últimos jogos fora de casa, o Cuiabá encerra sua participação no primeiro turno do Campeonato Brasileiro na noite deste sábado em jogo contra o Santos, a partir das 20h (de MT), na Arena Pantanal, pela 19ª rodada. A equipe mato-grossense vem de empate com o Fortaleza, fora de casa e busca continuar somando pontos para subir na tabela. E mais do que isso, com uma vitória, o time mato-grossense pode subir muitas posições e encostar na zona de classificação para a Sul-Americana.
Mas, a expectativa dos jogadores do Auriverde é de um páreo duro: “Jogo difícil. A responsabilidade é do dono da casa que somos nós. Eles têm a estreia de jogadores, então precisamos ter atenção, estar ligado e aproveitar as oportunidades para sair com o resultado positivo. Respeitamos o Santos, é um time grande e para isso precisamos levar muito a sério”, disse o zagueiro Paulão.
Na classificação, o Dourado é o 15º colocado com 21 pontos, enquanto o Santos ocupa a 12ª, com 22 pontos. Para o confronto, o treinador Jorginho não conta com o volante Pepê, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
A partida será apitada pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo, auxiliado por Luiz Cláudio Regazone e Daniel do Espírito Santo Parro, todos da federação carioca. O VAR (árbitro de vídeo) será comandado por Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ).
Gava deve desfalcar
O Cuiabá encerrou os preparativos para o duelo contra o Santos com trabalhos no CT do Dourado, na tarde desta sexta-feira. O meio-campista Rafael Gava segue em recuperação de um desconforto muscular e não deve encarar o time paulista. Ele já havia sido desfalque no confronto contra o Fortaleza, na última segunda-feira e fez apenas trabalhos de transição durante a semana.
Desfalque certo é o volante Pepê, que recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo com o time cearense e cumpre suspensão. Camilo é o mais cotado para assumir a vaga. Caso a ausência de Gava se confirme, Osman e Uillian Correia disputam posição entre os titulares.
Um time possível do Cuiabá diante do Santos tem: Walter; João Lucas, Marllon, Paulão e Uendel; Auremir e Camilo; Osman (Uillian Correia), Cabrera e Clayson; Jenison.
Alan Empereur regularizado
Anunciado como reforço do Cuiabá nesta semana, o zagueiro Alan Empereur foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF no início da tarde desta sexta-feira e já pode estrear pelo clube.
Alan Empereur foi regularizado no BID da CBF e já treinou no Dourado — Foto: AssCom Dourado
Apesar da liberação para atuar, o defensor de 27 anos não deve debutar contra o Santos, neste sábado, pela 19ª rodada do Brasileirão. Ele não entra em campo há pouco mais de três meses, desde o dia 30 de maio, no confronto entre Palmeiras e Flamengo, pela estreia do Brasileiro.
Por conta disso, Alan Empereur deve passar por um período de recondicionamento físico no Cuiabá para ficar apto a atuar o quanto antes. O novo reforço tem como concorrentes na posição os zagueiros Marllon, Paulão – titulares – e Anderson Conceição. Walber foi liberado pelo clube para acertar com o Vasco.
Alan Empereur assinou contrato com o Cuiabá até o fim de 2023 após ter rescindido seu vínculo com o Hellas Verona, da Itália. Entre 2020 e 2021, ele defendeu o Palmeiras e participou do elenco campeão da Copa Libertadores e da Copa do Brasil da temporada passada.
Santos com modificações
O Santos encerrou, nesta sexta-feira, a preparação para enfrentar o Cuiabá. O técnico Fernando Diniz comandou a atividade no estádio Eurico Gaspar Dutra, em Cuiabá. O treinador trouxe 23 jogadores para Mato Grosso.
Ainda sem Marinho, existe a possibilidade de o comandante santista promover a estreia de Léo Baptistão. O jogador foi anunciado pelo clube em 21 de agosto, mas teve a situação regularizada somente nesta semana e briga por um espaço no ataque com Lucas Braga, Marcos Guilherme e Marcos Leonardo.
Jogadores do Santos durante atividade em Cuiabá — Foto: Reprodução/Twitter
Com isso, o provável Santos para o confronto é formado por: João Paulo; Pará, Robson Reis, Wagner Leonardo e Felipe Jonatan; Camacho, Jean Mota, Carlos Sánchez e Gabriel Pirani; Marcos Guilherme e Léo Baptistão (Lucas Braga).