Em sua segunda partida como mandante nesta temporada do Brasileirão, o Cuiabá receberá neste domingo, 30, um adversário do qual nunca ganhou, o Grêmio. O Tricolor Gaúcho está à frente do Dourado na tabela, pois já conquistou uma vitória na primeira rodada, enquanto o Cuiabá amarga a 15ª colocação sem ter vencido nenhuma partida até o momento.
Cuiabá e Grêmio já se encontraram quatro vezes na história e o clube gaúcho levou a melhor em três delas, empatando a outra. O técnico Ivo Vieira, do Cuiabá, já sabe que terá pela frente um grande desafio.
Em entrevista recente, Vieira afirmou que o Tricolor Gaúcho tem uma dimensão superior, mas avalia que é possível vencer se o Dourado conseguir colocar intensidade em campo. Ele também indicou que não deve ficar focado apenas no atacante Luis Suárez, o artilheiro do Grêmio, mas fazer uma marcação que tente neutralizar as jogadas do Tricolor.
“O Grêmio tem uma equipe de grande valia, uma grande estrutura, um clube de dimensão superior. Temos que estrategicamente tentar anular o jogo deles. São onze e não vamos focar em um só jogador. Vamos tentar ser intensos. Penso que a equipe vai mostrar melhorias, pois tem jogadores que fizeram só seu segundo jogo pelo Cuiabá. Há rotinas que precisam melhorar, a intensidade, o volume. Confio que vamos dar a resposta”, encerrou.
Desta vez, porém, há um fator que pesa a favor do Cuiabá: a enorme lista de tricolores que está no Departamento Médico.
Ao todo, o Grêmio tem 10 jogadores indisponíveis por problemas físicos. Entre eles estão titulares como os meias Carballo e Pepê, que já jogou no Cuiabá. Também estão na lista de desfalques Cuiabano, Diego Souza, Gustavo Martins, Jhonata Robert, Pedro Geromel, Reinaldo e Rodrigo Ferreira. Nesta quinta, mais um atleta foi enviado ao departamento médico, após sofrer uma lesão na partida contra o ABC pela Copa do Brasil: o lateral-direito João Pedro.
O Cuiabá, por outro lado, pode contar praticamente com força total de seu elenco. Há apenas duas incertezas, o meia-atacante Nicolás Quagliata, que sofreu uma pancada no joelho e está sob observação, e o lateral-direito Uendel, que está finalizando sua recuperação após uma grave lesão que o deixou afastado dos gramados desde julho passado.
Ivo tem opções para ambos os casos, mas a lateral-direita é o ponto mais sensível para o Cuiabá. Uendel já tem feito treinos com bola nas últimas semanas e seu retorno é esperado a qualquer momento, provavelmente por períodos mais curtos, para dar minutagem.
Por outro lado, o volante Filipe Augusto já cumpriu suspensão e volta a se tornar uma opção.
RETROSPECTO
A primeira vez que os times se enfrentaram foi na Copa do Brasil de 2020, quando o Grêmio venceu o Cuiabá por 2 a 1 na partida de ida, na Arena Pantanal, e por 2 a 0 na partida de volta.
Já no Brasileirão de 2021, o primeiro do Cuiabá na Série A, o Grêmio levou a melhor quando visitou o Cuiabá na Arena Pantanal, vencendo com placar de 1 a 0. Quando o Dourado foi à Arena do Grêmio, o duelo terminou empatado em 2 a 2, mesmo diante da crise que o Tricolor vivia àquela época e que acabou levando ao seu rebaixamento.
ESCALAÇÕES PROVÁVEIS
Provável Cuiabá: Walter; PK, Marllon, Allyson e Mateusinho; Raniele, Denilson e Pablo Ceppelini; Negueba, Iury Castilho e Deyverson.
Provável Grêmio: Gabriel; Fábio, Kannemann, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Lucas Silva, Nathan, Bitello, Cristaldo e Vina; Luis Suárez. (Estadão de MT)