Cuiabá e Várzea Grande voltam ao patamar mais alto de contaminação pelo coronavírus

Fonte:

Depois de meses de controle da pandemia de Covid-19, Cuiabá e Várzea Grande voltaram ao patamar mais grave da transmissão do coronavírus. Segundo o que divulgou a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) nesta quinta-feira (25), os dois municípios estão com risco alto para a transmissão da Covid-19.

De acordo com as recomendações estaduais, as cidades classificadas com risco alto de contaminação devem proibir a realização de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração; de atendimento presencial em órgãos públicos e adotar medidas preparatórias para a quarentena obrigatória.

Além de Cuiabá e Várzea Grande, também foram classificados com risco alto os municípios de Rondonópolis, Primavera do Leste, Sinop, Nova Xavantina, Sorriso, Barra do Garças, Poconé, Cáceres, Pontes e Lacerda, Nova Mutum e Cotriguaçu.

Ainda de acordo com informações do Boletim, outras 25 cidades foram classificadas na categoria de risco moderado para a Covid-19. São elas: Alta Floresta, Juruena, Confresa, Carlinda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Paranatinga, Colíder, Tangará da Serra, Paranaíta, Mirassol D’Oeste, Peixoto de Azevedo, Alto Araguaia, Brasnorte, Arenápolis, Campo Novo do Parecis, Lucas do Rio Verde, Chapada dos Guimarães, Juara, Canarana, São Félix do Araguaia, Sapezal, Marcelândia, Conquista D’Oeste, Glória D’Oeste e Serra Nova Dourada.

O sistema de classificação que aponta o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos, é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.

Para os municípios classificados com o risco moderado de contaminação pelo vírus, o Governo recomenda a implementação e manutenção de todas as medidas previstas para o nível de risco baixo, além de quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco definidos pelas autoridades sanitárias; suspensão de aulas em escolas e universidades.

Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e os resultados são divulgados nos Boletins Informativos da SES.

Números da pandemia

Mais 1.975 pessoas se infectaram com o coronavírus nas últimas 24 horas em Mato Grosso. Com isso, o Estado acumula 248.444 casos da doença. O número de mortes também subiu para 5.747, ou seja, 31 óbitos em um dia. Nas UTIs, a situação é crítica e os leitos já ultrapassam 80% de ocupação.

Os números desta quinta-feira (25) vem ainda acompanhados de outra notícia alarmante divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) que informou que a variante inglesa do vírus já está em circulação no Estado. A nova cepa teria sido detectada em Cuiabá e Primavera do Leste (241 km da Capital).

Dos 248.444 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 8.799 estão em isolamento domiciliar e 232.678 estão recuperados.

Fonte: Hipernotícias