Em mais uma partida sob o comando do técnico Luis Fernando Iubel, o Cuiabá perdeu outra partida no Brasileirão. O América-MG recebeu o Dourado no Independência e venceu por 2 a 1, em partida válida pela 9ª rodada. O Coelho abriu o placar com Alê (ex-jogador do Cuiabá), levou o empate do Dourado com um golaço do veterano André, ex-atacante de grandes clubes do Brasil, mas voltou a ficar na frente com Felipe Azevedo.
Com a vitória, o América-MG chegou aos 14 pontos e entrou no G4 da competição, porém, para ao menos dormir na 4ª posição, terá que secar Coritiba, São Paulo, Athletico e Santos, que jogam neste sábado. O Cuiabá está na zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com 8 pontos. Na próxima rodada, o Dourado recebe o Corinthians, na Arena Pantanal, na terça-feira. Já na quarta, o América-MG enfrenta o Ceará, no Independência.
O América-MG começou a partida tomando a iniciativa, tendo mais a posse de bola, mas sem efetividade. O Cuiabá se defendia bem, não dando espaços para o Coelho finalizar, porém não conseguiu assustar o goleiro Jaílson, que ficou como um mero espectador. A pressão surtiu efeito e na primeira oportunidade Alê abriu o placar, fazendo jus à “lei do ex”. Éder lançou na medida para o companheiro, que cabeceou no cantinho para colocar o América-MG na frente.
Com desvantagem no placar, o Cuiabá precisou mudar a postura e tentou agredir mais o América-MG, porém faltou qualidade para chegar com perigo. Já o Coelho, com espaço, chegou novamente aos 36 minutos, com Aloísio chutando de fora da área, obrigando o goleiro João Carlos a fazer grande defesa. Quando o primeiro tempo se encaminhava para terminar com vantagem para o América-MG, André, ex-Atlético, se livrou da marcação e acertou uma bomba de fora da área para marcar um golaço e empatar a partida.
SEGUNDO TEMPO
Com a entrada de Everaldo, o América-MG iniciou a segunda etapa pressionando ainda mais o Cuiabá e conseguiu marcar logo aos 7 minutos. O atacante cruzou com perfeição para Felipe Azevedo cabecear com estilo para recolocar o Colho à frente do placar. O Dourado respondeu 5 minutos depois, com Rafael Gava. O meia aproveitou a escorada de Valdívia e chutou forte, obrigando Jaílson a fazer grande defesa.
O técnico Luiz Fernando Iubel aproveitou o bom momento e fez alterações deixando o time mais ofensivo, porém a pressão durou poucos minutos. O América-MG voltou a ter a posse de bola e cercou mais a área da equipe mato-grossense, mas não criou grandes chances de ampliar, assustando apenas de chutes de longa distância. O Cuiabá seguiu inofensivo, mas poderia ter empatado graças ao erro de Jaílson, que saiu da área, perdeu a bola, gerando um ataque perigoso para o Dourado.
AMÉRICA-MG 2 X 1 CUIABÁ – 9ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Data e horário: Sábado (04/0/2022) às 16h30
Local: Independência, Belo Horizonte (MG)
Público: – pagantes / – presentes
Renda: –
América-MG: Jailson; Patric (Raúl Cáceres), Germán Conti, Éder e Marlon (Danilo Avellar); Lucas Kal, Juninho e Alê (Zé Ricardo); Felipe Azevedo, Gustavinho (Everaldo) e Aloísio (Wellington Paulista). Técnico: Vagner Mancini
Cuiabá: João Carlos; João Lucas, Alan Empereur, Marllon e Uendel; Camilo (André Luís), Pepê, Valdívia (Rodriguinho) e Rafael Gava (Jonathan Cafu); Marquinhos (Felipe Marques) e André (Jenison). Técnico: Luiz Fernando Iubel
Gols: Alê (24′ do 1º tempo, 1-0); André (41′ do 1º tempo, 1-1); Felipe Azevedo (7′ do 2º tempo, 2-1)
Cartões amarelos:
Cartões vermelhos:
Árbitro: Raphael Claus (FIFA/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA/ SP) e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA/RJ)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA/ SP) (Jogada 10)