O Cuiabá se despediu do Campeonato Brasileiro de 2023 com chave de ouro. Com gols marcados por Clayson, duas vezes, e Derik Lacerda, o Dourado superou o Athletico por 3 a 0 na Arena Pantanal, em Cuiabá, em duelo válido pela última rodada da Série A. As duas equipes fecham a competição com vaga garantida na Sul-Americana de 2024.
Primeiro tempo
Dono da casa, o Cuiabá começou tomando as rédeas do confronto. O volante Raniele, logo no início, arriscou de longe, mas a bola subiu demais e se perdeu pela linha de fundo. Aos oito minutos, em vacilo defensivo do Cuiabá, Willian finalizou de fora da área e exigiu defesa do goleiro João Carlos. Na sequência, em rápida resposta, Derik Lacerda ganhou de Kaique Rocha na área e foi derrubado.
Na cobrança, Clayson deslocou Bento e colocou o Dourado em vantagem. Cinco minutos depois, após troca de passes, Clayson recebeu pela esquerda e cruzou na medida para Derik Lacerda completar para o gol e ampliar. Aos 37, Pitta recebeu em profundidade, invadiu a área e chutou na trave. Em desvantagem, o Furacão trocou passes e esboçou reação, mas faltou capricho no setor ofensivo.
Etapa final
Logo no início, Willian fez boa jogada individual e finalizou com muito perigo. Na sequência, após cobrança de escanteio, João Carlos evitou o gol do Furacão. Em desvantagem, o time visitante se lançou ao ataque e passou a controlar a partida. Em jogada construída pela esquerda, Christian pegou sobra e arriscou, mas a bola se perdeu pela linha de fundo. Erick, já nos acréscimos, recebeu na área e isolou. No fim, o Furacão pressionou e empilhou cruzamentos na área , mas o Dourado foi seguro para manter o resultado positivo. Clayson, em jogada de oportunismo, ampliou no apagar das luzes: 3 a 0.
Como fica
Com a vitória, o Cuiabá chegou aos 51 pontos e fechou a competição na 12ª posição. O Athletico, com o revés, permanece em oitavo, com 56 somados (GE)
Veja os melhores momentos da vitória do Dourado
(GE)
CUIABÁ 3×0 ATHLETICO-PR
38ª rodada do Brasileirão Série A
Data e hora: 6/12/2023 às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
CUIABÁ: João Carlos; Matheus Alexandre, Marllon, Allyson e Uendel (Rikelme, 33’/2ºT); Raniele, Fernando Sobral (Lucas Mineiro, 18’/2ºT) e Filipe Augusto (Denilson, 30’/2ºT); Derik Lacerda (Jonathan Cafu, 18’/2ºT) Isidro Pitta (Deyverson, 18’/2ºT) Clayson. Técnico: Antonio Oliveira
ATHLETICO: Bento; Matheus Felipe (Belezi, Intervalo), Kaique Rocha e Vinicius Kauê (Rômulo, Intervalo); Madson (Brno Peres, 41’/2ºT), Hugo Moura, Erick e Vitor Bueno (Canobbio, Intervalo), Christian, Cuello e Willian Bigode (Zapelli, aos 35’/2ºT). Técnico: Wesley Carvalho.
Gols: Clayson, de pênalti, 10’/1ºT (1-0); Derik Lacerda, 16’/1ºT (2-0); Clayson, 51’/2ºT (2-0)
Árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE)
Assistentes: Francisco Chaves Bezerra Junior (PE) e Karla Renata Cavalcanti de Santana (PE)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Fernando Sobral, Clayson, Jonathan Cafu, António OLiveira (CUI) Madson. Cuello, Belezi(ATH)
Cartão Vermelho: Clayson (CUI, 52’/2ºT)