Um empate sem gols na noite desta terça-feira (29), no estádio Independência, em Belo Horizonte, manteve viva as chances do Cuiabá de subir para a Série A no próximo ano. Por outro lado, o Cruzeiro está praticamente mantido na segunda divisão do futebol brasileiro, já que iniciou a rodada precisando de um verdadeiro milagre (sete vitórias em sete jogos) e sequer conseguiu o primeiro objetivo. Agora resta à equipe mineira, dirigida pelo técnico Felipão, correr atrás dos poucos pontos que lhe faltam para evitar o rebaixamento.
Na partida, o Cruzeiro teve mais de 70 por cento da posse de bola, amplo controle e o maior número de finalizações, diante do Dourado que foi com a nítida proposta de jogar retrancado e explorar os contra-ataques. Apesar do domínio da Raposa, a melhor chance do jogo foi do Cuiabá que perdeu um gol incrível, sem goleiro, no primeiro tempo.
Como fica?
Com a igualdade em Belo Horizonte, o Cruzeiro praticamente deu adeus ao sonho de estar na Série A em 2021. Com apenas 41 pontos, o time poderá alcançar no máximo os 59. O Juventude, que abre o G-4, tem 49, com 21 a disputar. O Cuiabá, por sua vez, chegou aos 51, mas pode terminar a rodada fora do grupo de acesso, já que Juventude e CSA ainda jogam pela 32ª rodada.
Fim de 2020
O compromisso no Independência foi o último para Cruzeiro e Cuiabá em 2020. Em função da pandemia do novo coronavírus, a Série B só terminará no fim de janeiro. O time mineiro encerra o ano com 19 vitórias, 16 empates e 13 derrotas em 48 jogos. O Cuiabá, por sua vez, disputou 47, com 22 vitórias, 13 empates e 12 derrotas.
Primeiro tempo
Foi morno. O Cruzeiro começou tentando impor seu ritmo, mas o Cuiabá se defendia bem e tentava sair em contra-ataques, que eram bem anulados pelo time da casa. No entanto, o volume do Cruzeiro não se transformou em chances concretas de gol. Os visitantes cresceram no decorrer da primeira etapa, e a principal oportunidade foi em uma bola em velocidade de Marcinho, que rolou de calcanhar para Pierini, mas Manoel salvou quando Fábio já estava batido (veja abaixo). Depois disso, a bola pouco passou do meio com qualidade.
Segundo tempo
O Cruzeiro voltou sem mudanças no time, mas com uma produção maior, principalmente com as descidas do Cáceres pela direita. Em um cruzamento do paraguaio, a bola passou na frente do gol, sem ninguém para completar. Em outra oportunidade, mas pela esquerda, a sobra ficou para Pottker, que furou feio duas vezes. Machado assustou em cobrança de falta, mas o volume de jogo cruzeirense seguia estéril. O Cuiabá já não tinha os contra-ataques, mas em uma única escapada, Jenison saiu na cara de Fábio e colocou na rede, só que em posição irregular. Sem mais chances para as equipes, o jogo terminou sem gols.
Agenda
O Cuiabá volta a campo na próxima terça-feira, na Arena Pantanal, contra o Juventude, em duelo direto pelo G-4. O Cruzeiro, por sua vez, visita o Sampaio Corrêa no dia 8 de janeiro, em São Luiz, no Maranhão. Ambos os jogos são válidos pela 33ª rodada da Série B. (Com informações do GE)