Cuiabá aguarda Ministério da Saúde e VG pode iniciar esta semana a vacinação da 3ª dose

Fonte:

Após o anúncio feito pelo Ministério da Saúde de que todos os brasileiros acima de 18 anos receberão uma terceira dose de reforço da vacina anti-covid, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá informou que seguirá o Plano Nacional de Imunização (PNI). Já em Várzea Grande, a expectativa é que a imunização tenha início ainda esta semana.

Segundo comunicado emitido pela pasta da saúde da capital, o órgão aguarda o recebimento de nota técnica do Ministério da Saúde com todas as orientações oficiais, bem como o envio das doses que serão aplicadas no público ampliado.

Já em Várzea Grande, cidade vizinha, a aplicação da dose 3 deve ocorrer já nesta semana. Porém, a secretaria de Saúde do município não detalhou como deve ser feito o planejamento de aplicação dos imunizantes.

Nesta quarta-feira (17), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o Brasil tem doses suficientes para atender toda a população brasileira.

De acordo com o Ministério da Saúde, a aplicação da terceira dose é destinada a toda a população maior de 18 anos que tenha completado o esquema vacinal (duas doses) há 5 meses com imunizantes da Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac.

No caso da vacina da Janssen, que era de dose única, o esquema é diferente. Após a primeira imunização, a segunda dose será aplicada com um intervalo de dois meses. Já o reforço, com a dose 3, cinco meses depois da segunda aplicação.

Fonte: Gazeta Digital