‘Criatura misteriosa’ aparece em frente à Igreja de São Benedito e assusta moradores

Fonte:

A presença de uma ‘criatura misteriosa’ perambulando em frente à Igreja de São Benedito, localizada na região central de Cuiabá, assustou até os mais ‘descrentes’ que transitavam pelas proximidades do templo, na noite da última terça-feira (19). Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver a aparição do ser estranho, com chifres e olhos vermelhos. Veja ao final da matéria.

A filmagem em questão, publicada no perfil de humor do Instagram ‘Perrengue MT’ rapidamente repercutiu entre a população cuiabana, que levantou questionamentos acerca da origem da criatura misteriosa.

Conforme apurado pelo HNT, apesar de todas as teorias criadas no imaginário daqueles que avistaram o ser, a presença está longe do sobrenatural. Isso porque, a criatura em questão se trata do ‘Oráculo da Morte’, personagem teatral da peça “Passeio Noturno”, apresentado pelo Grupo Tibanaré.

Em conversa com a reportagem, Fernanda Gandes, produtora responsável pelo espetáculo, contou sobre a peça, que acontece no formato de ‘city tour’ pela capital mato-grossense e, destacou que a obra visa resgatar as lendas e histórias que estão presentes no imaginário cuiabano.

Ao comentar sobre a ‘polêmica’ aparição do emblemático personagem, ela destacou ainda que a filmagem provavelmente foi feita durante um dos ensaios do grupo, que deve lançar, em breve, uma nova temporada.

“Provavelmente alguém gravou esse vídeo durante um dos nossos ensaios. O Oráculo da Morte é um dos quatro personagens que compõem o espetáculo Passeio Noturno. Ele é muito emblemático, por possuir os olhos vermelhos e ter chifres, mas o personagem em si não faz nenhuma referência à religião, e as pessoas gostam muito dele, de um modo geral, principalmente por ser o responsável por dar um direcionamento Pa história”, contou.

Tudo isso acontece dentro de um ônibus, onde os espectadores são convidados a embarcar em uma jornada pela cidade de Cuiabá, guiados pelo carismático guia turístico ‘Seo Chico’. O que começa como um simples passeio para explorar as ricas arquiteturas coloniais e mergulhar na história vibrante da cidade logo se transforma em uma experiência mágica e arrepiante.

Durante todo o trajeto, o personagem compartilha fatos interessantes e histórias pitorescas sobre os pontos turísticos icônicos da cidade, como seculares igrejas, praças e edifícios históricos, além do público ser cativado por lendas urbanas misteriosas que ganham vida diante de seus olhos. Conforme o grupo teatral, a atmosfera noturna e o cenário envolvente servem como o pano de fundo perfeito para a revelação de contos sobrenaturais há muito tempo esquecidos.

Criada em 2015, a nova temporada do Passeio Noturno acontece oito anos depois da sua primeira exibição e está prevista para acontecer nos meses de outubro e novembro deste ano.

À época, em 2016, o espetáculo rendeu ao grupo o prémio ‘Brasil Criativo’, do Ministério da Cultura. Ao HNT, Fernanda ainda contou que o grupo chegou a se preparar para retornar com o ‘tour’ pela Capital em 2020, no entanto, devido à chegada da pandemia de covid-19, a volta do projeto só foi possível de ser realizada este ano.

Apesar de ainda não existir um anúncio ofical acerca das exibições, à reportagem a produtora adiantou que os ingressos deverão custar R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e, que serão são disponibilizadas apenas 40 vagas por vez, capacidade máxima de lotação do ônibus. 

O GRUPO

O Grupo Tibanaré foi criado na periferia do Coxipó, em 2006. Os elementos principais para a criação é a pesquisa da cultura regional e a relação entre os artistas e os espectadores. O repertório abrange teatro infantojuvenil (Fiu Fiu – Um encontro entre pássaros), Teatro Adulto (Taichibanana e Canção da Iniciação) e Teatro de Rua (Passeio Noturno, Andarilhos das Estrelas, Capivaras Voadoras), além do Festival Zé Bolo Flô de Teatro de Rua.

O destaque é o Fiu Fiu – Um encontro entre pássaros que já esteve em sete países e o premiado Passeio Noturno. Hoje, o grupo investiga novas formas de interação com o espectador através da tecnologia (espetáculos imersivos e com dispositivos para interação).

Veja vídeo: