Uma idosa de 75 anos de Cuiabá morreu vítima da covid-19 nas últimas 24 horas. O óbito foi o único registrado Secretaria de Estado de Saúde (SES) em virtude da doença. Contudo, no período foram notificados 592 novos contágios pelo vírus em Mato Grosso.
Os dados constam no painel epidemiológico atualizado diariamente pela pasta. Na versão mais recente, o levantamento aponta que Mato Grosso contabiliza 826.363 contágios até o momento.
Contudo, 806.654 pessoas infectadas pelo vírus conseguiram se recuperar da doença. Por outro lado, 15.189 vítimas não resistiram e morreram por conta da infecção.
Além disso, Mato Grosso registra 3.913 pessoas em monitoramento por conta do vírus. Há também 283 internadas em Unidades de Terapia Intensiva e leitos de enfermarias.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus.
Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Fonte: Gazeta Digital