O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso informou que foi extinto o incêndio que atingiu às margens da MT-251 (km 45), dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, nesta quinta-feira (13). Duas equipes de Bombeiros foram enviadas ao local para impedir a propagação do fogo em apoio ao Instituto Chico Mendes, e permaneceram para fazer o rescaldo, procedimento para evitar a reincidência do fogo.
O Comando Regional de Cuiabá e o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) monitoram em tempo real a região com satélites de alta tecnologia.
O incêndio de grandes proporções tomou conta da vegetação às margens da MT-251 e estava sendo combatido pelos brigadistas do Instituto Chico Mendes até a chegada dos bombeiros.
Imagens que já circulam as redes sociais surpreendem, tamanha proporção das chamas. O vídeo encaminhado por um internauta mostra a vegetação sendo consumida. O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) de Cuiabá também atuou no monitoramento em tempo real, via satélite.
A origem do incêndio ainda é desconhecida. Neste período de seca, o estado costuma registrar um número maior de focos de calor.
Veja vídeo (Estadão de MT)