Os critérios para a manutenção dos certificados ABNT NBR ISO 9001:2015 e ABNT NBR ISO 50001 foram assimilados pelas unidades do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), que apresentaram resultado positivo em auditoria interna sobre o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e o Sistema de Gestão de Energia (SGE).
A conclusão foi apresentada nesta sexta-feira (4) pelo consultor dos sistemas de gestão do Tribunal, Nelson Cordeiro, em reunião com representantes dos setores envolvidos no trabalho. “O Tribunal está muito bem posicionado, com dois sistemas de uma maturidade muito alta”, disse.
Cordeiro também chamou a atenção para o desenvolvimento do controle de qualidade. “Percebemos que é algo extremamente natural, que já foi incorporado ao dia a dia da organização. Então, olhando para esse desempenho, houve pouquíssimas inconformidades apontadas.”
A coordenadora de Planejamento Institucional da Secretaria de Planejamento e Integração (Seplan), Mônica botelho, explicou que a auditoria é uma preparação para a auditoria externa que será realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no mês de novembro.
“Esta etapa é necessária porque nos auxilia a dar continuidade a estes trabalhos e para que, caso haja uma não conformidade, tenhamos tempo de fazer as devidas correções e possamos entregar o que auditoria externa precisa. Isso reflete em mais eficiência e eficácia dentro do Tribunal e, consequentemente, em benefícios para a sociedade”, disse.
A gestora do SGE, Carla Oliveira, destacou a implantação de usina fotovoltaica e a manutenção de prerrogativas antigas, como as lâmpadas de led no Tribunal. “Nossa política de eficiência energética foi adequada conforme as novas regras da ABNT. A equipe não mediu esforços para atender todas as normativas e garantir os ajustes necessários para a reunião de novembro.”
Para tanto, desde a segunda-feira (31) foram avaliadas as competências de cada setor, incluindo documentação e equipamentos de monitoramento, o que garantiu a avaliação de desempenho.
As certificações ISO 9001 do TCE-MT abrangem o Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (SPE), o Radar de Controle Público, o Controle da Qualidade das Informações Inseridas na Ferramenta Sistema Geo-Obras, Auditoria Informatizada de Contas Anuais de Governo, Plenário Virtual, Diário Oficial de Contas (DOC) e o Gerenciamento de Prazo e Sistematização das Atividades (SGP).
Já a ABNT NBR ISO 50001 diz respeito ao Sistema de Gestão de Energia (SGE). A Corte de Contas é o único órgão público do Brasil com este certificado. Vale destacar que instituição foi reconhecida pelas normas internacionais pela primeira vez em 2012, na segunda gestão do atual presidente, conselheiro José Carlos Novelli, que é o responsável pelo lançamento de boa parte dos produtos atualmente certificados.