Nesta quarta-feira (12) foi realizada uma audiência pública pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (SINFRA/MT) do Governo do Estado, para apresentação do anteprojeto do Contorno Norte de Cuiabá e Várzea Grande. O empreendimento avança agora para a fase de licitação. A audiência pública é uma etapa obrigatória antes do processo licitatório ser iniciado.
A obra do rodoanel Cuiabá e Várzea Grande é objeto de convênio entre a SINFRA e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e o anteprojeto elaborado pela SINFRA foi aprovado pelo DNIT em julho de 2018, após a inclusão de melhorias propostas pelo órgão, em comum acordo com os técnicos da SINFRA.
Na audiência pública, foi apresentado o anteprojeto do empreendimento pelos técnicos da SINFRA, com as informações técnicas da obra. Um dos pontos destacados foi a utilização de pavimento em concreto, que possui maior vida útil e econômica em manutenção e as obras de artes especiais que fazem parte do projeto.
Estiveram presentes na audiência o Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo Duarte Monteiro, o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Aristóteles Cadidé, o Secretário Municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues da Silva, e representando o DNIT, o Diretor de Infraestrutura Rodoviária, Luiz Antônio Garcia, e o Superintendente do DNIT em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado.
O Diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, Luiz Antônio Garcia, ressaltou a importância da parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado para viabilização dessa obra. “Diversas rodovias aqui de Mato Grosso foram feitas em regime de cooperação entre os dois órgãos rodoviários”, lembrou o Diretor.
Segundo o Superintendente do DNIT/MT, Orlando Fanaia Machado, a obra do Contorno Norte de Cuiabá e Várzea Grande é essencial para garantir a fluidez do tráfego e fazer a integração entre diversos bairros de Cuiabá. “O anteprojeto da obra prevê a construção de quatro viadutos, quatro pontes e uma trincheira, possibilitando uma melhora em grande escala da fluidez do tráfego e ligações de diversos pontos distintos, proporcionando maior segurança e conforto dos usuários. Mesmo com a atual situação do país, com a diminuição dos recursos, o DNIT tem conseguido executar importantes obras em Mato Grosso, como a duplicação da BR-163/364/MT e o contorno de Barra do Garças. Estamos otimistas com o andamento de mais uma etapa para a concretização deste empreendimento”, enfatiza o Superintendente.
Conhecido como rodoanel, o traçado tem uma extensão de 52 km de pista duplicada em concreto, ligando a região do Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, até o Distrito Industrial de Cuiabá, passando pela Estrada da Guia (MT-010), rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), até à BR-364/MT.
Os recursos para execução desse empreendimento serão advindos inteiramente do Governo Federal, e a previsão orçamentária da obra é de R$ 500 milhões, sendo que desse valor R$ 110 milhões já estão disponíveis para início das obras.
Fonte: Agro Olhar