Consumo de ivermectina cresceu 943% em Mato Grosso

Fonte:

Dados do Conselho Federal de Farmácia (CFF) apresentados na CPI da Covid mostram um aumento de 943% nas vendas de ivermectina em Mato Grosso de abril de 2020 a março de 2021. O documento foi encaminhado à comissão na segunda-feira (21).

A ivermectina é um antiparasitário usado para combate a piolhos e lombrigas que virou febre após declarações de médicos e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que ela seria eficaz no combate à covid-19. O medicamento chegou a ser distribuído por prefeituras como parte do “kit covid” e depois foi declarado ineficaz nos casos do novo coronavírus.

Segundo o levantamento do CFF, enquanto de abril de 2019 a março de 2020 foram vendidos 268.879 comprimidos de ivermectina, de abril de 2020 a março de 2021 foram 2,8 milhões de compridos comercializados. O aumento em Mato Grosso foi maior que a média brasileira, de 857%.

O Conselho também enviou dados sobre outros medicamentos que fazem parte do “kit covid” nos estados. Quanto à venda de hidroxicloroquina, Mato Grosso teve o segundo maior aumento entre os estados, com 306% mais medicamentos vendidos na comparação com o ano anterior.

A dexametasona, corticoide utilizado no tratamento de doenças pulmonares graves, teve aumento de 61%, o maior no país. Já a azitromicina, antibiótico que serve para infecções bacterianas, teve um aumento nas vendas de 97%.

O anti-inflamatório colchina teve um aumento de 77% em Mato Grosso, a quarta maior do país. E o etanercepte, tratamento para doenças reumáticas, registrou aumento de 268% nas vendas.

Fonte: Gazeta Digital